iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

10/09 - 12:07

Seleções de tradição estão na corda bamba e podem ficar de fora da Copa do Mundo de 2010

Argentina, França, Alemanha e Portugal são alguns exemplos de seleções que ainda não estão no Mundial e correm risco

Por Mário André Monteiro, do iG Esporte


SÃO PAULO - Com as Eliminatórias para Copa do Mundo de 2010 em todos os continentes chegando ao seu final, algumas seleções de tradição ainda não carimbaram seu passaporte para a África do Sul. Pior. Muitas delas correm o risco de ter que passar pela temida repescagem e não se garantirem no Mundial de 2010. Além das grandes equipes, outras bem rankeadas pela Fifa também estão na corda bamba.
Veja abaixo os principais casos:


França

Situação complicada para os franceses. A classificação em primeiro lugar no seu grupo já é quase uma utopia, visto que a Sérvia está a três pontos da vaga e tem dois jogos relativamente fáceis pela frente. Resta aos comandados de Domenech garantirem um lugar na repescagem e torcerem para que o adversário nessa etapa seja fraco.


Alemanha
É líder do Grupo 4 das Eliminatórias europeias, mas tem grandes chances de não ficar com a vaga direta para o Mundial. Isso porque a Rússia, segunda colocada na chave, está a apenas um ponto atrás do time germânico, e na próxima rodada as duas seleções se enfrentam, na Rússia. Quem vencer, estará na Copa. Os russos têm a vantagem de jogar diante de seus torcedores, e uma vitória não seria nenhum absurdo.


México e Estados Unidos
Figurinhas carimbadas nas últimas edições da Copa, uma das duas seleções tradicionais da América do Norte pode ficar em 4º na classificação da Concacaf, indo assim para a repescagem. E no jogo eliminatório, duelo contra o 5º colocado da Eliminatória sul-americana, que pode ser, por que não, a Argentina. Ou se for Uruguai, Colômbia ou Equador, o páreo será duro do mesmo jeito. Honduras e Costa Rica seguem com reais chances de estragarem os planos de americanos e mexicanos.


Argentina
Por falar nos hermanos, a equipe de Maradona segue em queda livre na América do Sul, e vê sua classificação para o Mundial mais ameaçada do que nunca. Na pior das hipóteses, os argentinos ficam em 5º e pegam o 4º da Concacaf. Agora, se não vencer o Peru na próxima rodada, em casa, já pode começar a lamentar a ausência da Copa de 2010, pois a útlima partida será contra o Uruguai, em Montevidéu.


Uruguai
A Celeste Olímpica, bicampeã mundial, também vê ameaçado seu sonho de ir à Copa. Se terminasse hoje, estaria eliminada. Os uruguaios apostam em uma vitória sobre Equador, fora, e Argentina, em casa, para conseguirem seu lugar na África do Sul. Vencendo os dois jogos, estará lá. Se tropeçar, pode amargar a eliminação ou ter que ir para repescagem.


República Tcheca
Não tem lá tanta tradição assim, até por ser um país novo, mas herdou a rica história que a Tchecoslováquia conquistou em Copas anteriores e pode decepcionar ao ficar de fora do Mundial na África. Ocupa a 18ª posição no ranking da Fifa, e para ficar com a segunda colocação - a da repescagem -, precisa de duas vitórias nos próximos dois jogos, e ainda torcer para que a Eslováquia vença a Eslovênia.


Croácia
Outro país novo, mas que já até chegou em uma semifinal de Copa - em 1998, na França -, a Croácia torce desesperadamente para a já classificada Inglaterra derrotar a Ucrânia na próxima rodada. Tarefa difícil, levando em consideração que a partida será em Kiev, cidade natal de Schevchenko. Entretanto, se os ingleses vencerem, basta aos croatas passarem por Cazaquistão no último jogo para tentarem a sorte na repescagem. Sem contar que estão em 9º no ranking da Fifa, à frente de seleções classificadas, como Paraguai e Austrália.


Portugal e Suécia
Compondo o mesmo grupo europeu, se as duas seleções quiserem ir para Copa juntas, precisam vencer seus dois compromissos e ainda torcer para a líder Dinamarca perder seus dois jogos. Um desses duelos é Dinamarca x Suécia. O mais provável, entretanto, é que um dos países fiquem pelo caminho. Quem fica de fora? Ibrahimovic ou Cristiano Ronaldo? Lembrando que Suécia ou Portugal terão ainda que passar pela repescagem.


Nigéria e Camarões
Outrora temidos no cenário do futebol, nigerianos e camaroneses correm forte risco de não disputarem a Copa no próprio continente. Situação pior é da Nigéria, que está em segundo no seu grupo, precisa vencer seus dois jogos e ainda torcer para um tropeço da Tunísia, primeira colocada, mas que tem duas partidas tranquilas. Já Camarões é líder da sua chave, mas tem um páreo duro contra Togo, de Adebayor, fora de casa. Se perder, pode ser ultrapassado por Gabão, que tem dois jogos teoricamente mais fáceis.


LEIA TAMBÉM

> Le Blog du Foot: Pelo menos a repescagem, França!
> Thank God for Football: Ingleses agradecem a Capello
> Blog do Alemão: Vaga alemã ainda está ameaçada
> A Bola na Bota: Para a Itália, a África do Sul é logo ali


Leia mais sobre: Eliminatórias para Copa África do Sul

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AP

Torcedor do Paraguai

Caixão de Maradona
Torcedores paraguaios já preveem o fiasco da seleção argentina nas Eliminatórias para Copa

Topo
Contador de notícias