iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

02/09 - 09:40

Veja lista de brasileiros nos cinco principais campeonatos nacionais da Europa; defensores são maioria

Entre as cinco principais ligas da Europa, a da Itália é a que conta com mais jogadores, seguida por Alemanha, Espanha e França (empatadas) e Inglaterra

Redação iG Esporte

  • Lista de jogadores brasileiros na Alemanha
  • Lista de jogadores brasileiros na Espanha
  • Lista de jogadores brasileiros na França
  • Lista de jogadores brasileiros na Inglaterra
  • Lista de jogadores brasileiros na Itália


SÃO PAULO - Com a janela de transferências na Europa encerrada nesta terça, é possível se fazer uma lista precisa com todos os brasileiros que atuam nas cinco principais ligas europeias - alemã, espanhola, italiana, francesa e inglesa. No total, são 138 atletas tupiniquins que mostram seu futebol nesses campeonatos. Veja abaixo o percentual da divisão por país (entre parênteses, o número absoluto):

Apesar de ser o segundo país com o maior número de brasileiros, a Alemanha é o único que não possui nenhum goleiro brasileiro — as outras quatro competições contam com pelo menos um. Na Itália, por exemplo, são seis goleiros — três deles só na Roma. 

Curiosamente, apesar da tradição brasileira em exportar meias e atacantes, os jogadores de defesa são hoje os mais numerosos: computando laterais e zagueiros, o número de brasileiros chega a 54 nas cinco ligas, mais do que os meio-campistas (31) e os atacantes (30).

Veja abaixo o percentual de brasileiros por posição somados os números dos cinco campeonatos (entre parênteses, o número absoluto):

Entre os principais nomes de brasileiros na temporada 2009-10 do futebol europeus estão titulares absolutos da seleção brasileira, como Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Júlio César, Lúcio, Juan e Felipe Melo.

Mas há, também, brasileiros que pouca gente por aqui conhece. Casos, por exemplo, do zagueiro Dante, titular do Borussia M'Gladbach; do atacante Wilker, recentemente contratado pelo italiano Genoa; ou dos zagueiros Roversio (Osasuna-ESP) e Rafael Schmitz (Valenciennes-FRA).

Na média, contudo, o nível dos jogadores é alto. Só no futebol italiano, por exemplo, daria para se fazer uma seleção brasileira de respeito com apenas uma improvisação, na lateral-esquerda. O time seria: Júlio César, Maicon, Juan, Lúcio e Cicinho; Thiago Motta, Felipe Melo, Diego e Ronaldinho Gaúcho; Alexandre Pato e Amauri.

Confira abaixo nos blogs dos europeus do iG Esporte todos os brasileiros que atuam nos cinco principais torneios do Velho Mundo:


> Brasileiros na Alemanha
> Brasileiros na Espanha
> Brasileiros na França
> Brasileiros na Inglaterra
> Brasileiros na Itália


Depois de analisar todas as listas de jogadores nos países, vote na enquete abaixo:

Qual campeonato possui os
melhores jogadores brasileiros?

Bundesliga (Alemanha)

Ligue 1 (França)

La Liga (Espanha)

Premier League (Inglaterra)

Serie A (Itália)



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

Roversio

Roversio
Zagueiro do Osasuna é um dos 138 brasileiros que jogarão a temporada nos principais europeus

Topo
Contador de notícias