iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

21/08 - 08:00

"Vovôs" desafiam idade e correm atrás da bola no Brasileirão
iG Esporte lista os dez jogadores mais velhos em atividade no Campeonato Brasileiro; será o último para alguns deles?

Redação iG Esporte

SÃO PAULO - Na última quarta-feira, Rogério Ceni retornou ao gol do São Paulo após quatro meses de recuperação de uma fratura no tornozelo esquerdo. Na partida contra o Fluminense, o goleiro bateu o recorde de partidas disputadas no Campeonato Brasileiro e mostrou o poder de recuperação de um grupo de jogadores veteranos, mas em intensa atividade: os "vovôs" da competição.

Ceni, de 36 anos, é o nono atleta mais velho em atividade neste Brasileirão. A lista é capitaneada pelo volante Fernando, do Santo André, com 42 anos, e reúne nomes consagrados no cenário brasileiro, como Clemer, Sérgio e Marcelinho Carioca. Veja quem são os dez maiores veteranos do Nacional:

1. Fernando, 42 anos (03/04/1967) - volante do Santo André
O campeão da longevidade começou no futebol mineiro e ganhou destaque nos anos 1990, no Guarani e no Inter. Depois de jogar no Japão, passou por Palmeiras, Botafogo, Santo André, Marília e novamente Santo André, onde é hoje um dos mais experientes ao lado de Marcelinho Carioca.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

2. Clemer, 40 anos (20/10/1968) - goleiro do Inter
Maranhense que rodou por times de vários Estados, com boas passagens por Remo, Guarani e Portuguesa. No Flamengo, jogou cinco anos, mas foi no Inter que se consagrou definitivamente, atuando na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

3. Sérgio, 39 anos (11/05/1970) - provável goleiro do Santos
Provável porque ele chegou nesta semana para treinar no Peixe mas só vai assinar um contrato de produtividade se Fábio Costa efetivamente não jogar mais neste ano. Se assinar com o time da Vila, será sua 11ª equipe na carreira, marcada pelos títulos no Palmeiras de Luxemburgo e Felipão. Seu último clube foi o Itumbiara, de Goiás, embora tenha disputado algumas partidas de showbol entre veteranos do Verdão. 
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

4. Kuki, 38 anos (30/04/1971) - atacante do Náutico
Começou a jogar em times gaúchos, mas seu nome ficaria vinculado de vez ao Timbu, onde chegou pela primeira vez em 2001 e, entre idas e vindas, acabaria voltando no ano passado, tendo contribuído para três títulos estaduais no clube dos Aflitos.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

5. Marcelinho Carioca, 38 anos (01/02/1971) - meia do Santo André
Também conhecido como Pé-de-Anjo, dos tempos em que foi um dos

Redação iG Esporte
Marcelinho
principais jogadores do Corinthians dos anos 90, para onde se transferiu depois de surgir no Flamengo. Chegou a atuar pela seleção brasileira. Suas cobranças de faltas venenosas, agora pelo Ramalhão, continuam fazendo vítimas, desde que retornou aos gramados após uma temporada como comentarista esportivo na TV.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

6. Harlei, 37 anos (30/03/1972) - goleiro do Goiás 
Embora tenha despontado e passado sete anos no Cruzeiro, foi ganhar espaço e identidade com a camisa do Alviverde da Serrinha, que defende desde 1999. Conquistou títulos estaduais e regionais e vem sendo referência nas últimas boas campanhas do clube em Campeonatos Brasileiros. 
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

7. Ramón, 37 anos (30/06/1972) - meia do Vitória
Mais um cigano do futebol. Começando pelo Cruzeiro, rodou por vários clubes nacionais e alguns países (Alemanha, Japão e Catar), com títulos significativos pela Raposa, no Vasco que conquistou a Libertadores de 1998 e pelo Rubro-negro baiano, por onde passou em 1994 e retornou no ano passado.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

8. Basílio, 37 anos (14/07/1972) - atacante do Barueri
Outro que pode ser considerado bastante "rodado" pelo mundo da bola, se destacou no Coritiba e virou o "primeiro reserva" de Palmeiras e Santos, entrando decisivamente no decorrer dos jogos pela velocidade e habilidade. Não vem tendo muitas oportunidades no time da Grande São Paulo, mas continua sendo boa opção para o 2º tempo. 
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

9. Rogério Ceni, 36 anos (22/01/1973) - goleiro do São Paulo

Redação iG Esporte
Rogério
Maior goleiro-artilheiro do mundo, campeão mundial, continental e brasileiro, recordista em jogos pelo Brasileirão. E tudo com a camisa do São Paulo, onde chegou no início dos anos 90 e virou símbolo de liderança, disciplina e talento. Sofreu uma grave contusão em abril deste ano, mas retornou nesta semana e não pretende parar tão cedo.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica

10. Jackson, 36 anos (23/03/1973) - meia do Vitória
Mais um maranhense da lista, com passagens rápidas por Sport, Palmeiras, Cruzeiro e Internacional e três temporadas no Coritiba. Está no Leão da Barra desde 2007, tendo participado da conquista do bicampeonato baiano de 2008-2009. Ao lado de Ramón, forma uma dupla experiente no meio-campo do Vitória.
*Clique aqui para acessar sua ficha técnica


Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Léo Morelli

fernando

Fernando
Volante do Ramalhão lidera a relação de mais velhos em times da elite do futebol nacional

Topo
Contador de notícias