iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/08 - 10:55

A 300 dias da Copa, iG Esporte inicia viagem pela África do Sul

Reportagem trará informações de todos os estádios e cidades-sede na reta final de preparação para o Mundial

Levi Guimarães, enviado especial iG Esporte

CIDADE DO CABO (África do Sul) - Na contagem regressiva para o maior evento esportivo do mundo, o iG Esporte começa neste fim de semana uma viagem pela África do Sul, o país sede da Copa 2010. Serão 100 dias de reportagens mostrando como cada cidade se prepara para receber o Mundial no ano que vem.



Exibir mapa ampliado

A cobertura vai abordar o andamento da construção dos estádios, as obras para melhoria na infra-estrutura do país, os esportes mais populares no país (especialmente o saudável duelo rúgbi x futebol) e, claro, assuntos delicados para a Fifa e para o Comitê Organizador Local, como o transporte deficiente da África do Sul e os problemas com a segurança das cidades.

Saindo da Cidade do Cabo, a reportagem irá em direção ao norte do país. A primeira parada acontece em Bloemfontein, capital jurídica da África do Sul e cidade onde o Brasil venceu o Egito neste ano, na partida de estreia na Copa das Confederações.

O roteiro segue por Joanesburgo, maior cidade do país e frequentemente apontada como uma das mais perigosas do mundo. A metrópole dos contrastes será a única cidade em que dois estádios serão utilizados: o já existente Ellis Park e o Soccer City, que tem a conclusão das obras prevista para novembro e que, com capacidade para 94 mil pessoas, receberá a cerimônia de abertura e a final do torneio.

Os destinos seguintes são Rustenburg, Pretória (capital administrativa), Polokwane e Nelspruit. Próximas do famoso Kruger Park, as cidades atraem milhares de turistas todos os anos com as diversas opcões de safáris. Esse, inclusive, deve ser um dos focos do turismo do país para atrair os torcedores durante a Copa.

Do interior do país, a reportagem vai em direção ao sul, para Durban. A terceira maior cidade sul-africana é também a cidade com maior número de indianos fora da Índia. No estádio Moses Mabhida, um arco que passa por cima do campo simboliza o esforço do país pela união das raças depois do fim do Apartheid.

De lá o caminho segue pela costa do Oceano Índico de volta à Cidade do Cabo, com a última parada em Port Elizabeth. No trajeto, outros esportes além do futebol ganham destaque, com centenas de campos de golfe, o autódromo de East London, que já recebeu a Fórmula 1 na década de 70, e praias que recebem algumas das mais importantes competições de surfe do mundo.

Em dezembro, ao final do roteiro, já estarão definidas as 32 seleções classificadas para a Copa, e o sorteio dos grupos acontecerá no dia 4, na Cidade do Cabo. E aí faltarão menos de 200 dias para o pontapé inicial do torneio, no estádio Soccer City.


Leia mais sobre: Copa do Mundo África do Sul Copa 2010

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Levi Guimarães

futebol africa do sul

Torcida sul-africana
Problemas à parte, o país que receberá a Copa do Mundo já que mostrou que alegria não faltará

Topo
Contador de notícias