iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

05/08 - 17:42

Atacantes dominam briga pela artilharia do Brasileirão

Nada menos do que 21 atacantes figuram nas primeiras posições da tabela de artilheiros na competição deste ano

Por Renan Justi, da Footstats

SÃO PAULO - O acontecimento não é tão lógico ou corriqueiro quanto parece. Vira e mexe, é comum surgir na lista de goleadores um jogador polivalente como Paulo Baier, que era lateral, virou meia e sempre aparece no ataque; ou um zagueiro como Juninho, que cobra faltas muito bem e ainda faz seus golzinhos de cabeça. Mas os atacantes dominam o Brasileirão deste ano. São exatamente 21 atacantes no topo da tabela de artilheiros.

Para se ter uma ideia, em 2008 havia seis não-atacantes entre os 20 goleadores do Brasileirão. Estavam lá o polivalente Paulo Baier, os meias Hugo, Cleiton Xavier, Ibson e Alex e até o volante Alan Bahia.

Atualmente, a confiança nos atacantes é tanta que, na ausência de um deles, o parceiro assume numa boa a responsabilidade. É o caso daqueles que encabeçam a lista, como Diego Tardelli (9 gols) e Éder Luís (7), do Atlético-MG; ou Felipe (8) e Iarley (7), do Goiás; até Adriano (8) e Emerson (6), do Flamengo. Basta somar os gols dessas duplas para quase assegurar a média de 1 gol por jogo no Brasileirão.

Com os atacantes em boa fase, é muito provável que o número de gols marcados pelo artilheiro do Brasileirão aumente mais uma vez. Desde 2006, ano em que foi definido o formato de disputa com 20 clubes, a marca de gols do ano anterior é sempre superada. Começou com Souza, que marcou 17 gols em 2006; passou por Josiel, que fez 20 gols em 2007; e chegou ao trio Kleber Pereira, Keirrison e Washington, cada um com 21 gols em 2008.

Neste ano, a briga é intensa pelo topo da tabela dos artilheiros. Por exemplo, apenas dois gols separam Val Baiano e Diego Tardelli, os dois líderes, de Iarley e Éder Luís, os dois oitavos colocados.

A ironia é que os jogadores que mais vezses buscam o gol não estão entre os principais artilheiros do Brasileirão. O zagueiro Juninho, do Botafogo, é quem mais e melhor finaliza na competição. Das suas 54 finalizações, 40 foram de bola parada. Outros que buscam constantemente a rede adversária são os meias Marcelinho Carioca e Leandro Domingues.

Veja abaixo a lista dos 21 artilheiros do Brasileirão 2009:

9 gols
Diego Tardelli e Val Baiano

8 gols
Adriano, Felipe, Gilmar, Obina e Roger

7 gols
Éder Luís e Iarley

6 gols
Emerson, Kléber, Marcelinho Paraíba, Maxi López, Muriqui, Pedrão*, Ronaldo

5 gols
Alecsandro, Jonas, Keirrison*, Kléber Pereira e Nilmar*

*Atletas negociados com o futebol do exterior


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AE

Diego Tardelli, do Atlético-MG, comemora após marcar gol contra o Fluminense

Diego Tardelli
Atual goleador do Brasileirão não pode perder o pique, porque a concorrência está pesada

Topo
Contador de notícias