iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/08 - 10:33

Palmeiras esquece título do primeiro turno e foca regularidade

 É cedo para falar que o campeão do primeiro turno vai ser campeão no final. Não tem como", afirmou Edmílson

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003, a única vez que o primeiro colocado ao fim do primeiro turno não conquistou a taça aconteceu em 2008 - o Grêmio acabou ultrapassado pelo São Paulo. A estatística, que serviria de incentivo para o Palmeiras, atual líder, não atrai muito o time a duas rodadas da metade da competição.

"Isso aí é mero detalhe", opinou Edmílson, que usou sua experiência internacional para provar o argumento: "Nas minhas três primeiras temporadas no Lyon, quando chegou em janeiro, mais ou menos no fim do primeiro turno, estávamos 10 pontos atrás do líder e terminamos campeões mesmo assim".

Assim, a palavra-chave no clube paulista passa a ser regularidade, seja nos resultados, na atuação ou no elenco. "No sistema de pontos corridos, é muito importante ter um elenco forte e um banco pronto para entrar e jogar. É cedo para falar que o campeão do primeiro turno vai ser campeão no final. Não tem como", reafirmou o experiente volante.

Para se manter na ponta, o time é comandado pela pessoa certa. Considerado 'Rei dos pontos corridos', Muricy Ramalho acumula 62 rodadas como primeiro colocado do nacional, dirigindo São Caetano, Internacional e São Paulo. Estreou pelo time alviverde contra o Fluminense, quando alcançou a liderança. A confiança de Edmílson na regularidade do time, no entanto, é ainda mais antiga que a contratação do técnico.

"O Palmeiras já vinha muito bem antes. Lembro que ainda estava na Espanha e ouvi o Luxemburgo falar que esse time está preparado para o Brasileiro, para a Libertadores ainda não. O grupo é forte. Não dá espetáculo, mas é constante". Assim, a ordem no Palestra Itália é não baixar a guarda até a 38ª rodada, quando a taça será entregue ao melhor time.

"O Brasileiro é um campeonato duro e nós ainda temos o segundo turno todo pra jogar. Desde que começou, estamos tendo uma regularidade dentro e fora de casa, o que é importante. Temos feito nosso papel em casa e estamos somando pontos fora. Essa sequência tem ajudado", complementou o volante.

O próximo passo do time na briga pelo pentacampeonato se dará nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), quando recebe o Grêmio no Palestra Itália.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias