iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/07 - 18:56

Times brasileiros se aproximam de 500 mil sócios-torcedores
Os números mais expressivos continuam no Beira-Rio. O estudo aponta que o Internacional ultrapassou a marca dos 100 mil fãs registrados

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A estratégia comum no futebol europeu que registra a fidelidade de torcedores tomou conta do Brasil. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Clube dos 13, as equipes brasileiras em pouco mais de uma década atingiram a marca de 380 mil sócio-torcedores e a expectativa é de aumentar ainda mais o número de fãs cadastrados.

"Com o lançamento do projeto destes outros clubes no Brasil, não levaremos muito tempo para atingir a marca de meio milhão de sócios. Os números comprovam que os departamentos de marketing já atingiram resultados expressivos. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo", afirmou Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.

Os números mais expressivos continuam no Beira-Rio. O estudo aponta que o Internacional ultrapassou a marca dos 100 mil fãs registrados, honrando o clube gaúcho como detentor da maior marca nas Américas. Em nível mundial, o Colorado é o sexto colocado, em ranking liderado pelo Benfica com 171 mil associados pela Europa.

O sucesso do Colorado é apontado como uma mudança no tratamento do clube com os seus torcedores. De acordo com Jorge Avancini, diretor de marketing do Inter, o início da explosão de associados deve-se ao trabalho emocional que destaca a importância de se vincular ao clube.

"Fizemos tudo isso ancorado em forte campanha de mídia via veículos convencionais, trabalho boca a boca, fidelização da carteira de forma intensa e premiação aos sócios com vantagens e benefícios que o torcedor comum não tem acesso", explicou Avancini.

A vantagem do Internacional sobre os outros clubes é gritante e o projeto do clube serve de inspiração para outras equipes. O segundo colocado no Brasil é o arquirrival do Colorado, Grêmio, que possui 53 mil associados à entidade. O Corinthians, com o Fiel Torcedor, já cadastrou mais de 46 mil sócios-torcedores e ultrapassou o São Paulo, pioneiro na estratégia entre os clubes grandes do futebol paulista, com 42 mil fãs.

"Os sócios-torcedores são fundamentais na vida do São Paulo. É através do programa que podemos estar perto de nossos torcedores, além de proporcionar a eles uma forma de estarem perto de nós, contribuindo financeiramente com o clube, que, em contrapartida, oferece alguns benefícios como descontos em ingressos, mas principalmente, títulos", destacou Rogê David, responsável pelo projeto no Tricolor do Morumbi.

Confira o ranking nacional de sócios-torcedores:

1: Internacional (100,7 mil)
2: Grêmio (53 mil)
3: Corinthians (46 mil)
4: São Paulo (42 mil)
5: Vasco (28,5 mil)
6: Santos (25 mil)
7: Atlético-PR (22,3 mil)
8: Coritiba (18 mil)
9: Cruzeiro (18 mil)
10: Vitória (6,7 mil)
11: Goiás (5,3 mil)
12: Fluminense (5 mil)
13: Guarani (4,1 mil)


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias