iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

22/07 - 07:00

Muricy chega ao Palmeiras com "missão defensiva" para obter sucesso

Treinador busca dois "tetras" no alviverde: do Campeonato Brasileiro e de defesa menos vazada do torneio

Por Mário André Monteiro, do iG Esporte

SÃO PAULO - Muricy Ramalho foi confirmado como novo treinador do Palmeiras na noite desta terça-feira e, para levar o alviverde ao título do Brasileirão de 2009, precisa manter o atual equilibrio defensivo da equipe. O time tem a melhor defesa do atual campeonato com 12 gols sofridos - empatada com o Atlético-MG. O sucesso do comandante também depende da confirmação de sua fama: sempre montar times que não costumam levar muitos gols. Ele precisa fazer jus a esse rótulo.

Atual tricampeão brasileiro, todos os títulos conquistados pelo São Paulo, Muricy é "expert" quando o assunto é defesa. Em 2005, a conquista do torneio bateu na trave e o técnico foi vice-campeão pelo Internacional. Entretanto, o Colorado terminou com a melhor defesa da competição com 49 gols sofridos, dois a menos que Goiás e Paraná, segundos colocados nesta estatística.

Em 2006, já no comando do São Paulo, Muricy conseguiu novamente fazer com que seus comandados terminassem com o menor número de gols levados entre todos os times. Dessa vez, porém, com o título do Brasileiro garantido. O Tricolor campeão levou 32 tentos, quatro a menos que Inter e Santos.

No ano de 2007, veio o bicampeonato do Brasileiro e o tri de defesa menos vazada. E foi impressionante. O São Paulo sofreu apenas 19 gols durante todo torneio, 20 gols a menos que o Fluminense, segundo colocado neste quesito. Na campanha daquele ano, a equipe passou nove partidas consecutivas sem sofrer um gol sequer.

O Campeonato Brasileiro de 2008 não teve o São Paulo como time de melhor defesa, mas Muricy levou a equipe à terceira conquista seguida do torneio - a sexta da história do clube. O time do Morumbi sofreu 36 gols, ficando atrás apenas do Grêmio, que levou 35. Depois dos dois tricolores, as equipes que levaram menos gols foram Cruzeiro, Botafogo e Vitória - 44 cada uma.

Além disso, o treinador também provou, dirigindo o São Paulo, que sabe defender com eficiência e atacar com qualidade igual. Somente na conquista do título do Brasileirão de 2007 seu time não terminou como melhor ataque. Em 2006 e em 2008, o Tricolor foi quem mais marcou, anotando 66 gols em cada campeonato.


Leia mais sobre: Palmeiras Muricy Ramalho Campeonato Brasileiro

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

Técnico do São Paulo Muricy Ramalho se diverte em treino da sau equipe nesta manhã no CT da Barra...

Muricy Ramalho
Por onde passou, treinador se destacou por montar boas equipes que levam poucos gols

Topo
Contador de notícias