iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/07/2009 - 08:41

Ivo Wortmann estreia diante de um embalado Figueirense
Enquanto os gaúchos, donos da casa, brigam para não cair, os catarinenses estão disputando um lugar no G-4

Gazeta Esportiva

CAXIAS DO SUL - As duas equipes mais ao Sul do Brasil que disputam a Série B se enfrentam nesta terça-feira, pela 11ª rodada. A proximidade geográfica entre Juventude e Figueirense contrasta com a distância na tabela de classificação. Enquanto os gaúchos, donos da casa na partida programada para às 19h30 (de Brasília), brigam para não cair, os catarinenses estão disputando um lugar no G-4 do torneio.

A vida do Juventude não está fácil. São três partidas sem vitória no torneio, mas os bons ares parecem ter chegado ao Alfredo Jaconi após o anúncio de Ivo Wortmann como novo técnico. Ele será o quarto homem a comandar a equipe no ano. Mesmo sem entrar em campo no fim de semana, o Alviverde deixou a zona de rebaixamento com a goleada sofrida pelo Paraná para o Atlético-GO, no último sábado.

Ivo assumiu a equipe no começo da semana, tendo como primeira missão afastar o clube da parte de baixo da tabela e se possível alçá-lo novamente à elite do futebol nacional. "Essa não é uma posição para um clube da grandeza do Juventude e vamos lutar para que ele volte para o lugar que merece", declarou o técnico que inicia a sua quarta passagem pelo clube.

Junto com o novo comandante, desembarcou o goleiro Juninho. Após ter perdido espaço no Atlético-MG, ele é considerado a solução para uma posição que atormenta a equipe desde o começo do ano. Gatti não convenceu no Gauchão. Jaílson chegou para ser titular, mas abandonou o clube por desacertos financeiros. O antigo titular ganhou outra chance, mas falhou na derrota para o Campinense, acabando com a paciência da direção.

Com a chegada do novo treinador não muda somente o dono da camisa número 1. O esquema será trocado também, com o 3-5-2 sendo adotado. Para montar a equipe, Ivo ganha os reforços de Mendes e Tiago Renz, que estavam suspensos, além de Allyson, que deverá ficar no banco. Outra boa notícia é o retorno do meia Zezinho, que defendeu a seleção brasileira Sub-17 no torneio 2 de Julho, disputado na Bahia.

Punido, o Juventude mandou seus últimos jogos em Canoas. O confronto de terça marca o reencontro com a torcida. Para trazer a papada de volta ao Jaconi, a direção criou uma promoção, por R$ 20 o torcedor pode assistir aos dois próximos jogos da equipe em casa.

A situação do Figueirense é oposta. A briga dos catarinenses é outra. É na ponta de cima da tabela. A 11ª rodada é o início de um novo ciclo para a equipe, que traça objetivos de cinco em cinco jogos. "Nosso planejamento é feito a cada cinco jogos. A cada 15 pontos disputados, buscamos oito e agora superamos esta meta. Acredito que o grupo está no caminho certo", explicou o técnico Roberto Fernandes.

Apesar de ter superado o objetivo traçado, em dez rodadas o Figueira soma 17 pontos, o clube ainda não ocupa o G-4. Atualmente, os catarinenses estão na sexta colocação, com um ponto a menos que o América-RN, atualmente dono da última vaga à Série A.

Em campo, Fernandes terá os desfalques do lateral Lucas e do zagueiro Roger Carvalho, ambos suspensos. Entretanto, ele terá o retorno do centroavante Schwenk.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X FIGUEIRENSE

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 14 de julho de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Bruno Boschilia (ambos do PR)

JUVENTUDE: Juninho; Da Silva, Xavier (Allyson) e Mineiro; Luis Felipe; Walker, Tiago Renz, Zezinho e Ivo; Marcos Denner e Mendes
Técnico: Ivo Wortmann

FIGUEIRENSE: Wilson; João Felipe, Régis e Toninho; Egídio; Carlinhos, Paulinho, Fernandes e Anderson Pico; Rafael Coelho e Schwenck
Técnico: Roberto Fernandes


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias