iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

23/06/2009 - 20:30

Estudo aponta Messi como o jogador mais midiático do ano

Universidade espanhola concluiu estudos sobre os jogadores do futebol europeu e seu papel na mídia

Gazeta Esportiva

NAVARRA (Espanha) - A Universidade de Navarra, na Espanha, divulgou nesta terça-feira os estudos sobre os jogadores do futebol europeu e seu papel na mídia. O instituto analisa cada perfil dos atletas e os pontua de acordo com sua presença na imprensa. Dessa forma, a pesquisa apontou o argentino Lionel Messi, campeão europeu pelo Barcelona, como o futebolista mais midiático do planeta, somando 21,9 pontos.

O grupo de Investigação Econômica e Esportiva (ESI) da universidade também listou o Barcelona como o clube mais poderoso do planeta, principalmente devido à conquista do triplete (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Copa dos Campeões da Europa) na última temporada, somando 86,2 pontos.

O jogador mais caro da história, custando 94 milhões de euros aos cofres do Real Madrid, o português Cristiano Ronaldo terminou o estudo na segunda colocação entre os jogadores com 21 pontos, perdendo o título de "mais midiático" após uma temporada. Além do atacante, outra contratação milionária do Real Madrid neste mercado, o brasileiro Kaká, aparece na terceira posição, com 14,6. Completam a lista dos cinco primeiros o inglês Wayne Rooney (11,9), do Manchester United, e o espanhol Fernando Torres (11,7), do Liverpool.

Entre os clubes, o Manchester United vem logo atrás do Barça na lista, com uma desvantagem de apenas 0,2 pontos. Contudo, a disparidade aumenta em relação às próximas equipes no estudo. O Chelsea, terceiro posicionado, soma 58,5 pontos, acompanhado do Milan, com 49,8, e o Real Madrid, com 40,5.

A Universidade de Navarra também divulgou um ranking dos técnicos mais midiáticos, em que a liderança segue com o escocês Alex Ferguson, comandante do Manchester United há mais de 20 temporadas. Campeão europeu com o Barcelona, 'Pep' Guardiola ostenta a segunda colocação, seguido pelo holandês Guus Hiddink, antigo treinador do Chelsea, e o português José Mourinho, da Internazionale de Milão

Confira os cinco primeiros atletas da lista:

Lionel Messi (Barcelona) - 21,9 pontos
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 21
Kaká (Real Madrid) - 14,6
Wayne Rooney (Manchester United) - 11,9
Fernando Torres (Liverpool) - 11,7

As equipes mais poderosas da última temporada:

Barcelona - 86,2 pontos
Manchester United - 86,0
Chelsea - 58,5
Milan - 49,8
Real Madrid - 40,5


Leia mais sobre: Lionel Messi

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

Messi

Lionel Messi
Gol na final da última Liga dos Campeões da Europa contribuiu para ampliar sua exposição

Topo
Contador de notícias