iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

01/06/2009 - 15:29

Brasileirão às avessas: zagueiro lidera finalizações e atacante é campeão de faltas

Juninho, do Botafogo, chuta a gol duas vezes mais que os atacantes Keirrison e Kleber; Neto Baiano, do Vitória, tem a maior média de faltas dos últimos quatro anos

Por Renan Justi, da Footstats

SÃO PAULO – A quarta rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no último final de semana, confirmou uma curiosa inversão de papeis. O zagueiro Juninho, do Botafogo, se firmou como líder do ranking de chutes a gol. Já o atacante Neto Baiano, do Vitória, é o atleta que mais cometeu faltas ao longo da competição.

Nos quatro jogos em que esteve em campo pelo Botafogo até agora, Juninho deu 18 chutes a gol. Para se ter uma ideia, os atacantes Keirrison, do Palmeiras, e Kléber, do Cruzeiro, chutaram a metade: 9 conclusões de cada um.

Somando suas finalizações nas quarto primeiras rodadas do Brasileirão deste ano, Juninho já supera os números que obteve ao longo de todo o ano passado, quando vestia a camisa do São Paulo.

Apesar de chutar bastante ao gol, Juninho ainda não marcou nenhuma vez. O primeiro gol por pouco não saiu contra o Sport, quando uma de suas tentativas explodiu na trave do goleiro Magrão. Dos 18 chutes que deu até agora, 66% aconteceram em cobranças de falta.

Por outro lado,l cometer faltas não é a de Juninho. Ele foi titular em todos os jogos do time e nunca foi substituído. Mesmo assim, tem média de 0,5 falta cometida por jogo. Nesse quesito, o líder é Neto Baiano, do Vitória. Ele foi responsável pelo maior número de faltas cometidas por um jogador durante as quatro rodadas: 17. A quantidade de infrações supera até mesmo o seu total de conclusões: 13.

Cometer muitas faltas, porém, não significa necessariamente acumular infrações. Embora tenha cometido uma média de 4,25 faltas por jogo, recorde dos últimos quatro anos no Campeonato Brasileiro, Neto Baiano levou apenas um cartão amarelo. E faz tempo. Foi na primeira rodada, no jogo contra o Atlético-PR.
 
Veja outros atacantes que batem mais do que finalizam:

Jogador Jogos Finalizações Faltas No elenco*
Maxi Lopes (Grêmio)     4         7    16   1° lugar
Nunes (Sto. André)     4         9    14   1° lugar
Maicon (Fluminense)     4         1     9   1° lugar   
*esses jogadores são os mais faltosos de seus respectivos times


Leia mais sobre: Brasileirão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Gazeta Press

Juninho e o Botafogo
Zagueiro (centro) não marcou, mas chuta a gol mais que qualquer outro atleta no Brasileiro

Topo
Contador de notícias