iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/05/2009 - 15:36

Fifa revela as 12 cidades brasileiras que receberão a Copa 2014
Ficaram de fora da lista as cidades de Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco

Redação iG Esporte

SÃO PAULO – A Fifa anunciou neste domingo, em Nassau, nas Bahamas, as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com a presença do presidente de honra da Fifa, João Havelange, que comandou a entidade entre 1974 e 1998, o atual presidente da entidade, Joseph Blatter, fez o anúncio.  

Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as cidades contempladas. Com isso, ficam de fora as cidades de Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco.

Assista ao vídeo com os projetos das cidades

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que a escolha obedeceu a critérios técnicos, por conta das visitas feitas por técnicos da entidade, no começo deste ano, além dos projetos entregues pelas cidades.

Blatter admitiu que a escolha mais difícil foi na região da Amazônia, onde Manaus foi escolhida em detrimento de Belém e Rio Branco.

O que ainda não está definido é quais cidades receberão os jogos de abertura e encerramento do Mundial. O Maracanã, no Rio de Janeiro, é favorito absoluto a sediar a final. Já o jogo de abertura está entre as cidades de São Paulo e Minas Gerais.

O anúncio foi motivo de comemoração para todas as escolhidas. Algumas delas preparam grandes festas, incluindo shows e outros eventos para celebrar a escolha.

As cidades que não sediarão jogos da Copa do Mundo, porém, não estarão necessariamente fora do Mundial. Todas já começaram a trabalhar nos bastidores para receber os treinos e servir como base de alguma seleção.

"Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Conheça cada uma das 12 cidades que sediarão a Copa de 2014:

*Com Agência Estado


Leia mais sobre: Copa do Mundo 2014 FIFA

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

maracana copa 2014

Maracanã
Festa começou logo após a confirmação de que o Rio de Janeiro será sede do Mundial de 2014

Topo
Contador de notícias