iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

14/05/2009 - 13:48

Vídeo: África do Sul acerta detalhes para Copa das Confederações
A competição começará com os donos da casa, cujo técnico é o brasileiro Joel Santana, enfrentando o Iraque

EFE

JOHANESBURGO (África do Sul) - Faltando exatamente um mês para o início da Copa das Confederações, a África do Sul se prepara para o grande teste antes de ser sede do primeiro Mundial a ser realizado no continente africano, em 2010.

A competição começará com os donos da casa, cujo técnico é o brasileiro Joel Santana, enfrentando o Iraque no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. O jogo é pelo grupo B, que tem ainda Nova Zelândia e Espanha. A chave A conta com Brasil, Itália, Egito e Estados Unidos.

Assista à reportagem

O consórcio VWV, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas, estará à frente da festa, segundo o comitê organizador.

Abey Mokgwatsane, representante do VWV, disse ter um projeto para uma produção de "alto nível", com enfoque nas "essências e pessoas africanas".

O produtor Lebo M, ganhador de um Grammy, afirmou: "Queremos oferecer cerimônias africanas únicas, que preparem o ambiente para um evento de nível mundial".

A empresa Till Dawn Entertainment, que produzirá o show, recebeu muitos pedidos de artistas sul-africanos que querem participar do evento, mas ainda é muito cedo para anunciar quem irá às festas.

Por sua vez, a organização garantiu ainda que todos os estádios estão prontos, embora alguns tenham problemas no gramado.

Por enquanto, os estádios de Ellis Park, de Johanesburgo; Loftus Versfeld, de Pretória; Royal Bafokeng, de Rustemberg, e Mangaung, de Bloemfontein, são utilizados para outras competições, mas o gramado "estará pronto e em perfeito estado".

Atualmente a organização corre contra o tempo para terminar de montar as infraestruturas temporárias a serem usadas, como os centros de imprensa. Serão 4.000 voluntários fluentes em inglês trabalhando no evento, sendo 55,4% de mulheres.

As obras de transporte para a Copa das Confederações já foram encerradas, além da sinalização instalada em Pretória. Nas outras três sedes, será nos próximos dias.

Sobre a segurança, a organização disse que a situação "melhorou" em todo o país, embora ainda exista um alto índice de criminalidade. A Polícia e os serviços de inteligência da África do Sul colaborarão com a Interpol, que terá um escritório especial no país.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Fotocom

joel santana

Joel Santana
Técnico brasileiro dirigirá a África do Sul no primeiro jogo da competição, contra o Iraque

Topo
Contador de notícias