iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

16/04/2009 - 21:54, atualizada às 00:04 17/04

Americano elimina o Botafogo nas cobranças de pênaltis

Fogão conseguiu o gol que levou a partida para os pênaltis aos 47 do segundo tempo, através de Maicosuel, que foi o único a perder as penalidades

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - A torcida do Botafogo recebeu um banho de água fria na véspera da decisão da Taça Rio contra o Flamengo. O time alvinegro de General Severiano que havia perdido a primeira partida por 2 a 1 foi eliminado da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Americano, na decisão por pênaltis por 5 a 4, depois de vencer no tempo normal por 2 a 1. Agora a equipe de Campos vai enfrentar o vencedor de Ponte Preta e Figueirense. Assista aos gols da partida no Engenhão:


O resultado decepcionou a torcida alvinegra que compareceu em grande número na noite desta quinta-feira ao Engenhão e saiu frustrada com a eliminação da equipe da competição nacional. E além da decepção com o resultado, o Botafogo ainda ganhou mais um motivo de preocupação para a decisão diante do Flamengo, já que o atacante Reinaldo pediu para sair no primeiro tempo se queixando de um problema muscular na coxa direita. O clube já havia perdido Alessandro e Juninho que foram suspensos pelo TJD-RJ.


O jogo - veja como foi a partida no lance a lance do Placar iG
Diante do melhor público reunido no Engenhão na atual temporada, o Botafogo começou a partida no ataque tentando descontar a vantagem estabelecida pelo Americano na primeira partida. O Americano se defendia com empenho e um bate-boca entre Victor Simões e Diego Salles rendeu cartão amarelo para os dois jogadores antes dos 10 minutos.

Aos 12 minutos, Thiaguinho cruzou da esquerda, Victor Simões aparece na frente dos zagueiros, mas concluiu para fora. O time dirigido por Ney Franco teve outra chance de inaugurar o marcador aos 15 minutos em chute forte de Reinaldo na entrada da área, proporcionando uma grande defesa do goleiro Jéferson.

O domínio do Botafogo acabou se transformando em gol aos 18 minutos quando Juninho arrancou da defesa tabelou com Victor Simões que tocou de calcanhar para o zagueiro encher o pé sem qualquer chance de defesa para o goleiro do Americano. A vantagem não reduziu o ritmo do Botafogo que continuou buscando o gol até os 26 minutos, momento em que o atacante Reinaldo começou a se queixar de um problema muscular e acabou sendo substituído por Diego, desfazendo o trio ofensivo do Botafogo que tem feito muito sucesso nesse início de temporada.

Sem Reinaldo o Botafogo reduziu seu ritmo e ainda teve contra o si o grande número de passes errados. O Americano se motivou e começou a pressionar o time da casa que não conseguia mais se organizar em campo para irritação da torcida que reclamava bastante dos erros cometidos pela sua equipe.

Aos 40 minutos, o goleiro Renan evitou o gol do empate do Americano ao se atirar nos pés de Kieza que entrava livre para concluir. No último lance da etapa inicial, Ernani arriscou de fora da área e deu grande susto na torcida botafoguense.

mai
Grande destaque do Fogão no ano, Maicosuel foi o único a perder pênalti


O segundo tempo começou com o Americano pressionando e logo aos 3 minutos, Kieza ganhou da zaga alviengra e chutou rasteiro mas o goleiro Renan evitou o gol do empate.

O Botafogo continuava com dificuldade para aproveitar os espaços concedidos pelo adversário porque o meia Maicosuel, em noite pouco inspirada, errava quase todos os passes no ataque.

Se o time da casa não conseguia armar boas jogadas o Americano também falhava nos passes. o que tornava a partida truncada e com muitas faltas. Além disso, os jogadores do Botafogo se mostravam muito irritados com o árbitro Djalma Beltrame por não advertir com cartão os atletas do Americano que cometiam faltas mais duras.

Aos 20 minutos, Thiaguinho perdeu a bola no meio campo e o meia Eberson viu Kieza entrando livre entre os zagueiros e enfiou a bola para o atacante campista que esperou a saída do goleiro Renan para tocar com categoria e empatar a partida.

Sem outra alternativa, o Botafogo partiu com tudo para o ataque e Thiaguinho desperdiçou uma grande chance aos 23 minutos, chutando errado quando os atacantes esperavam o passe na pequena área.

Aos 25 minutos, o técnico Ney Franco decidiu promover a estréia do atacante Jean Coral, sua última tentativa de dar agressividade ao time que mostrava cada vez mais irritação com o árbitro da partida que deixava de marcar faltas a favor da equipe da casa.

Nos últimos minutos o jogo ficou aberto. O goleiro Jéferson apareceu bem chutes de Maicosuel e Juninho, Diego perdeu uma grande oportunidade ao cabecear para fora, mas foi o Ameicano que desperdiçou aos 40 minutos, uma chance incrível de desempatar, entrando livre na área e tocando por cima do travessão.

Ao 47 minutos, quando a torcida já parecia conformada com a eliminação, o meia Maicosuel fez ótima jogada individual e bateu forte de direita para colocar no canto esquerdo de Jéferson e desempatar a partida, levando a decisão para os pênaltis.

Herói do jogo, Maicosuel desperdiçou a primeira cobrança, chutando a bola na trave, e o Americano converteu todos os chutes, garantindo a vitória e a classificação.


FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2(4) x 1(5) AMERICANO

Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de abril de 2009, Quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Público: 17.089 pagantes
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
Cartão Amarelo: Victor Simões, Welinton, Alessandro(B); Diego Salles, Renan e Elson (A)
Gols:
BOTAFOGO:Juninho aos 18 minutos do primeiro tempo e Maicosuel aos 47 minutos do segundo tempo
AMERICANO: Kieza aos 20 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Renan, Fahel(Jean Coral), Juninho e Wellington(Gabriel); Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo(Diego) e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

AMERICANO: Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Renan, Pirão, Eberson(Elias) e Ernani; Kieza e Diego Salles(Diego)
Técnico: Toninho Andrade


Leia mais sobre: Botafogo Americano

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

america eminina botafogo da copa do brasil

Americano
Time surpreendeu o Botafogo e eliminou o rival da Copa do Brasil em pleno Engenhão

Topo
Contador de notícias