iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

12/01 - 13:33

Com reforços para a defesa, Palmeiras tenta definir titulares
Alviverde paulista tenta resolver problema de 2008, mas Luxemburgo precisa definir quem serão os escolhidos para a função; quem são os melhores? opine na enquete!

Por Allan Brito, do iG Esporte

SÃO PAULO - O Palmeiras terminou o ano de 2008 com uma defesa criticada por todos e apontada como uma das causas do baixo rendimento do time na reta final do Brasileirão. Em 2009, como não poderia deixar de ser, a diretoria não poupou esforços para mudar esta situação.

Foram contratados os zagueiros Maurício Ramos, ex-Coritiba, e Danilo, ex-Atlético-PR. Outros, que não deram certo, foram dispensados. É o caso de Roque Júnior e Gladstone, por exemplo.

Com tantas mudanças, resta saber qual vai ser a decisão de Vanderlei Luxemburgo na hora de escalar os zagueiros titulares. Gustavo, Jéci, Maurício, Paulo Miranda e os dois novos reforços são os concorrentes.

Divulgação
Maurício Ramos, Danilo, Gustavo, Paulo Miranda, Jéci e Maurício

Se for analisar pela experiência, Gustavo sai na frente da briga. Ele já parte para sua 3ª temporada no Palmeiras e, apesar de não ter sido titular durante parte do ano passado, tem conseguido chances com Luxemburgo e já foi até capitão quando Caio Júnior treinava o time.

O mais velho do setor é Jéci, mas este tem sofrido com a perseguição da torcida, que exige sua saída do time desde o meio de 2008. No mais, sobra juventude: a média de idade dos outros zagueiros fica em torno dos 21 anos.

Evidentemente o momento atual de cada jogador também será avaliado. Uma maneira inteligente de observar isto é a média dos jogadores no prêmio Bola de Prata, organizado pela revista Placar.

Lá, Maurício Ramos e Danilo são os destaques. Eles ficaram em 17º e 18º da zaga, respectivamente. Dos atletas que jogaram com a camisa verde, Gustavo volta a se destacar, sendo o melhor, mas somente na posição número 32.

Nos treinamentos realizados até agora, parece mesmo que Luxemburgo tem utilizado este critério, escalando os dois novos contratados como titulares.

Se procurar entrosamento, o técnico pode encontrar isto na formação com Jéci e Maurício Ramos. Os dois chegaram a atuar juntos no Coritiba e prometem que este fato pode contribuir agora: "Nós fomos campeões paranaenses em 2008 e temos um bom entrosamento", explicou Jéci. 

Com tanta briga, fica a desconfiança se o excesso de opções não pode atrapalhar dessa vez. Mas Danilo faz questão de refutar esta hipótese: "O fato do time ter seis zagueiros não vai atrapalhar, pelo contrário. É um número legal para um clube que disputa competições de alto nível.", prometeu.

Força que vem do sul
Raça. Este é um dos ingredientes prometidos pelos novos defensores do alviverde paulista. E para provarem que realmente podem mostrar isso para a torcida, eles apontam uma coincidência: dos seis, cinco já atuaram no Paraná, onde Gustavo garante que o futebol é de "força e raça".

Ele mesmo, que se destacou no Paraná Clube, completa: "Tenho certeza que essa temporada será vitoriosa para o clube. Estamos formando um grupo muito comprometido, e a disputa pela vaga de titular deixa o nosso trabalho motivado".

Jéci e Maurício Ramos eram do Coritiba, Paulo Miranda passou pelo Irati e Danilo chegou a ser capitão do Atlético-PR.

Quais devem ser os 2 zagueiros do Palmeiras para começar a temporada de 2009?
Gustavo

Jéci

Maurício

Paulo Miranda

Maurício Ramos

Danilo



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

Leia mais sobre: Palmeiras Vanderlei Luxemburgo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

treino

Quem será a solução?
Luxemburgo tem diversos critérios para analisar quem formará a defesa titular em 2009

Topo
Contador de notícias