iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

24/10 - 09:56

Antes do fim da temporada, clubes já sofrem com especulações do futebol estrangeiro
Janela para transferências na Europa só abre em janeiro, mas os poucos destaques do futebol brasileiro já são assediados

Daniel Dias, repórter do iG Esporte

SÃO PAULO - A temporada no futebol brasileiro ainda não acabou, mas os clubes estrangeiros já começaram a se mexer. A janela européia para contratações, por exemplo, só abre em janeiro, mas os maiores clubes do Velho Continente já especulam as poucas estrelas que ainda estão no nosso futebol nacional.

Alguns jogadores já são alvo da Europa há algum tempo. É o caso dos são-paulinos Hernanes e Miranda, que despertaram interesse de Barcelona (ESP) e Milan (ITA), respectivamente, mas o Tricolor paulista conseguiu segurá-los. Se o São Paulo se classificar para a Libertadores de 2009, provavelmente os dois devem continuar, mas caso o clube paulista não esteja no torneio continental, somente a venda dos jogadores poderá saldar os possíveis prejuízos no ano.

Outro que conviveu o ano inteiro com o interesse dos europeus foi o zagueiro do Fluminense e da Seleção Brasileira Thiago Silva. Ele despertou a atenção da Inter de Milão (ITA) e do Bayern Leverkusen (ALE), durante a Libertadores deste ano. Ele ficou, mas agora, com o clube carioca em baixa, pode sair.

Durante a disputa deste Brasileiro, outros jogadores que se destacaram já são cobiçados. É o caso de Alex, do Inter, que chamou a atenção de clubes da Itália e de Holanda, assim como Keirisson, do Coritiba, a "menina dos olhos" de PSV (HOL), Barcelona (ESP) e Valencia (ESP). Até mesmo o meia Douglas Costa, de 18 anos, que fez apenas três jogos no profissional Grêmio, já é assediado pelos gigantes Real Madrid (ESP) e Manchester United (ING).

Mesmo na Série B, Dentinho é especulado para jogar na Europa em 2009


A atenção dos estrangeiros não está somente na Primeira Divisão do Brasileiro. O Corinthians, mesmo jogando na Série B, pode perder peças importantes do seu elenco. O lateral-esquerdo André Santos teve proposta do Hertha Berlim (ALE), enquanto o meia Douglas pode parar na Itália.

Não bastasse ter que lidar com os europeus, agora os jogadores brasileiros também sofrem com o assédio de clubes árabes e da ex-União Soviética, que contam com a ajuda dos "petrodólares". Nesse caso, a maioria dos atletas que optam por esses centros são os mais veteranos, em busca de uma independência financeira. Nesse quadro se encaixam jogadores como Washington, do Fluminense, Alex Mineiro, do Palmeiras, Kléber Pereira, do Santos, e Guiñazu, do Inter, que se destacam nos seus clubes.

Como a lista é grande, o iG Esporte resolveu citar alguns dos possíveis candidatos a deixar o país rumo ao exterior, além dos que já foram colocados acima, e que, obviamente, ainda têm os seus direitos federativos ligados a clubes brasileiros:

COBIÇADOS NA EUROPA: Juan (Flamengo), Guilherme (Cruzeiro), Nilmar (Internacional), Willian Magrão (Grêmio) e Dentinho (Corinthians)

DESTAQUES DURANTE O ANO: Victor (Grêmio), Léo Moura (Flamengo) Jean (São Paulo), Magrão (Sport) e Ramirez (Cruzeiro)

CENTROS FORA DA EUROPA: Lúcio Flávio (Botafogo) e Ferreira (Atlético-PR)


E para você, internauta? Além dos nomes citados na matéria, qual outro jogador tem potencial para deixar o Brasil em janeiro? Comente abaixo!


Leia mais sobre: Janela de transferências Brasileirão

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

hernanes palmeiras

Destaque do Brasileirão
Hernanes, do São Paulo, é um dos jogadores na mira dos grandes clubes europeus para 2009

Topo
Contador de notícias