
A Seleção Brasileira Feminina já está em Los Angeles se preparando para os dois amistosos contra os Estados Unidos nos dias 5 e 8 de abril. Arthur Elias teve que esperar alguns dias para contar com todas 23 jogadoras por conta da rodada do Campeonato Brasileiro do último fim de semana.
A lista de convocadas conta com as goleiras Lorena (KC Current-EUA), Natascha ( Palmeiras
) e Camila ( Cruzeiro
); as zagueiras Tarciane ( Lyon-FRA
), Isa Haas (Cruzeiro), Kaká ( São Paulo
) e Lauren ( Atlético de Madrid-ESP
); as laterais Bruninha ( Gotham-EUA
), Antônia ( Real Madrid-ESP
), Yasmim ( Real Madrid-ESP
) e Fê Palermo ( Palmeiras
); as meio-campistas Duda Sampaio ( Corinthians
), Angelina ( Orlando Pride-EUA
), Lais Estevam ( Palmeiras
) e Mariza ( Corinthians
); e as atacantes Adriana ( Al Qadsiah-SAU
), Gio Queiroz ( Atlético de Madrid-ESP
), Jheniffer ( Tigres-MEX
), Amanda Gutierrez ( Palmeiras
), Kerolin ( Manchester City
- ING
), Gabi Portilho ( Gotham-EUA
), Ludmila ( Chicago Stars-EUA
) e Luany ( Atlético de Madrid-ESP
).
O primeiro amistoso acontece no sábado (5), às 18h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles. Os treinamentos para a partida estão sendo realizados na Universidade da Califórnia, em Long Beach. Na sexta-feira (4), véspera do confronto, a equipe fará um treino de reconhecimento no estádio da partida.
O segundo duelo será na segunda-feira (8), no PayPal Park, em San José, às 23h30 (de Brasília). Antes da partida, a Seleção terá apenas uma atividade, marcada para o dia 7, também no local do jogo.
Essa é a segunda convocação da equipe neste ano, como parte da preparação para a Copa América, que acontecerá no Equador, entre 12 de julho e 2 de agosto.
Em fevereiro, a Seleção realizou treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), em um período que contou com uma iniciativa inédita da CBF: um programa de imersão e troca de experiências com profissionais de clubes do Brasileirão Feminino A1.
Veja imagens do treino da Seleção
Pedra no sapato
O Brasil está há mais de 10 anos sem vencer os EUA. Em 42 partidas contra as americanas, a Seleção sofreu 92 gols e marcou 33. Marta é a maior goleadora brasileira no confronto, com 10 gols, o primeiro deles em 24 de abril de 2004, em amistoso que terminou com derrota por 5 a 1. Pelo lado dos Estados Unidos, Mia Hamm balançou as redes brasileiras nove vezes.
O placar mais recorrente no duelo foi 1 a 0, registrado em 11 ocasiões, incluindo as finais olímpicas de Pequim 2008 e Paris 2024. A maior sequência invicta dos Estados Unidos no confronto durou 14 jogos, entre dezembro de 1997 e julho de 2007. Atualmente, a invencibilidade das americanas diante do Brasil já chega a 10 partidas.
Quem pode ajudar o Brasil a quebrar o tabu é a atacante Gabi Portilho. Conhecida da torcida Corinthiana, a jogadora trocou as cores das Brabas para defender o Gotham FC, dos Estados Unidos, após cinco anos.
A atleta esteve presente nas 11 ideais do time da FIFA, postulando entre as melhores do mundo, mesmo atuando em solo brasileiro.
Além de Portilho, a lateral-direita Bruninha, de 22 anos, defende o Gotham. A jogadora é uma das mais novas do grupo convocado por Arthur Elias e disse recentemente que está vendo evolução na equipe.
O Brasil joga o primeiro amistoso contra os Estados Unidos no sábado (5), às 18h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles.