iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Reportagens Especiais

04/07 - 15:52

Há 50 anos, o mundo conhecia o Rei do Futebol e seus príncipes
iG Esporte parabeniza e reverencia todos heróis que há 50 anos conquistaram a primeira Copa do Mundo, em 1958, na Suécia

Léo Morelli, repórter iG Esporte


SÃO PAULO – Domingo, 29 de junho de 1958, foi a data que deu início à hegemonia do Brasil no futebol mundial. Foi nesse dia que a seleção levantou a primeira taça de uma Copa do Mundo, na Suécia.

Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo. O técnico era Vicente Feola. Esta é a escalação da histórica seleção do Brasil, que encantou o mundo ao golear a Suécia, anfitriã, por 5 a 2, na grande final. Os gols foram marcados por Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo.

Na primeira fase, o Brasil estava no grupo 4, com União Soviética, Inglaterra e Áustria.

A estréia foi contra a Áustria no estádio Rimnersvallen, em Uddevalla. Vitória por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos.

Na segunda partida, um empate sem gols com a Inglaterra. Fechando a primeira fase, a seleção canarinho superou a poderosa União Soviética, do goleiro Yashin, por 2 a 0, com direito a dois gols de Vavá.

Aí chegou a vez de Pelé iniciar o seu reinado. Nas quartas-de-final, contra o País de Gales, já em Gotemburgo, no estádio Nya Ullevi, o único gol da partida foi do Rei do Futebol aos 28 minutos da etapa final.

Em Estocolmo, na semifinal, um duelo que parou o mundo. Um verdadeiro baile da seleção brasileira em cima dos franceses, que tinham Fontaine, artilheiro da Copa de 1958, mas que não resistiram ao futebol arte de Pelé e à muralha chamada Gilmar dos Santos Neves. Vitória por 5 a 2. Gols de Vavá, Didi e Pelé (3). Fontaine e Piantoni descontaram para França.

Na finalíssima, no estádio Rasunda, também em Estocolmo, a coroação final de um menino de apenas 17 anos, que, assim como Vavá, marcou mais dois gols e viu seu apelido se tornar um dos nomes mais conhecidos de todo planeta: Pelé.

Abaixo duas imagens da seleção de 1958. Veja como e onde estão os brasileiros imortais que fizeram uma nação inteira parar em frente ao rádio. Para conhecer a história dos campeões do mundo de 1958, na Suécia, basta clicar abaixo na imagem de cada um deles. Veja!

De SordiNilton SantosOrlandoGylmarGarrinchaDidiPeléVaváZagalloMário AméricoZitoBellini

Abaixo, a delegação do Brasil embarcando rumo á conquista de nossa primeira Copa: Paulo Machado de Carvalho (o terceiro à esquerda), Dr. Hilton Gosling, Dino Sani, Zito, Dida, Pepe, De Sordi,Mazzola, Mauro e Mário Américo. Agachados: Moacir, Oreco, roupeiro Luisão e o dentista, Dr. Mário Trigo.

Milton Neves
Delegação do Brasil embarcando rumo á conquista da primeira Copa do Mundo

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Agência Brasil

Homenagem aos campeões
Zagallo, Pepe e outros campeões da Copa de 1958 agitaram o Senado brasileiro esta semana

Topo
[x] fechar