Foi em um 22 de dezembro de 2013, há exatos 11 anos, que a seleção brasileira feminina de handebol conquistava o título mais importante do país na modalidade. As brasileiras venceram a Sérvia por 22 a 20 e foram campeãs da Copa do Mundo.
Essa foi justamente a única vez que o Brasil conseguiu passar das quartas de final. Antes, o melhor resultado das brasileiras tinha sido na edição de 2011, disputada em São Paulo, no qual caíram nas quartas diante da Espanha e ficaram em quinto.
No Mundial de 2013, na Sérvia, a seleção brasileira terminou na liderança do grupo B com cinco vitórias . Venceu Argélia (36 x 20), China (34 x 21), Sérvia (25 x 23), Japão (24 x 20) e Dinamarca (23 x 18). Foram 142 gols marcados e 102 sofridos.
Na fase de mata-matas, a seleção brasileira superou a Holanda por 29 a 23, nas oitavas de final. Nas quartas, em jogo bastante equilibrado, despachou a Hungria por 33 a 31. Nas semifinais, derrotou a Dinamarca por 27 a 21.
Assim como aconteceu nas semifinais, as brasileiras voltaram a encarar uma adversária da primeira fase. A decisão do ouro foi contra a anfitriã Sérvia, e novamente o Brasil calou a torcida local: vitória por 22 a 20.
O curioso dessa edição é que os três primeiros colocados faziam parte do mesmo grupo na primeira fase. Brasil (ouro), Sérvia (prata) e Dinamarca (bronze) repetiram as mesmas posições do Grupo B na fase classificatória.
** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas