Dupla participante durante o Mundial de Carregamento de Esposas
Reprodução/Site oficial
Dupla participante durante o Mundial de Carregamento de Esposas


O importante é competir. Difícil quem nunca ouviu essa frase em algum momento na vida. Mas esqueça os esportes tradicionais, alguns preferem desafios pra lá de estranhos, como são os casos do Campeonato de Carregamento de Esposas e da Corrida do Queijo.

O Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas  de 2025 acontecerá nos dias 4 e 5 de julho em Sonkajÿrvi, na Finlândia. É uma competição com regras bem simples e conta com um prêmio bastante inusitado.

Os competidores precisam percorrer um trajeto de 253,3 metros com obstáculos, e o participante que primeiro cruzar a linha de chegada carregando a esposa da forma que achar mais confortável é o vencedor.

 Segundo o regulamento, a dupla participante não precisa ser necessariamente casada, mas tem que seguir algumas regras. A mulher deve ter pelo menos 17 anos e pesar no mínimo 49 kg. O homem tem que ter 18 anos.

Se o peso da “esposa” for inferior a 49 kg, o competidor tem que carregar a esposa com uma mochila adicional para atender ao requisito de peso e assim não levar vantagem sobre os demais participantes.

E o prêmio para quem vencer a disputa é bastante curioso. O vitorioso recebe o peso da mulher em cerveja. O esporte existe desde o século 19 e já ganhou versões em diferentes partes do mundo, como Estados Unidos, Canadá e China.

 Corrida do queijo

A Corrida do Queijo é um evento com mais de 200 anos de história e acontecerá em maio na Inglaterra. Um queijo redondo e pesando quase 4 quilos é solto do alto de uma colina de 180 metros, e os competidores têm que persegui-lo e tentar agarrá-lo.

Corrida do Queijo é um evento com mais de 200 anos de história
Reprodução/Site oficial
Corrida do Queijo é um evento com mais de 200 anos de história


Até parece fácil, mas são comuns os casos de quedas e fraturas . O evento chegou a ser cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, mas voltou a ser disputado em 2022.

Na edição de 2023, o americano Cooper Cummings estabeleceu o melhor tempo da história ao fazer os 180 metros da descida em 13 segundos, segundo o Guinness, livro dos recordes.

Além disso, a prova feminina de 2023 foi marcada por um susto. A vencedora da corrida foi a canadense Delaney Irving, que cruzou a linha de chegada inconsciente após sofrer um ferimento na cabeça.

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!