Argentino Garo e holandês Memphis Depay se destacaram no Timão
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Argentino Garo e holandês Memphis Depay se destacaram no Timão


O Corinthians viveu altos e baixos no Campeonato Brasileiro 2024. E os números mostram isso. No primeiro turno, o time ficou nove rodadas sem vencer, mas, no segundo, alcançou o recorde de nove vitórias seguidas.

No primeiro turno, o Timão somou apenas 19 pontos. Foram nove jogos seguidos sem vencer. A série negativa começou na quinta rodada com um empate por 0 a 0 com o Fortaleza.

Na sequência, perdeu para o Flamengo (6ª rodada) e para o Botafogo (7ª), empatou com o Atlético-GO (8ª) e com o São Paulo (9ª), perdeu para o Inter (10ª), empatou com o Athletico-PR (11ª) e com o Cuiabá (12ª) e perdeu para o Palmeiras (13ª).

O Corinthians só voltou a ganhar  na 14ª rodada, quando bateu o Vitória por 3 a 2, em casa. Mas, em seguida, perdeu para o Cruzeiro (15ª) e para o Vasco (16ª).  No primeiro turno, o time somou 19 pontos, com quatro vitórias, sete empates e oito derrotas.

No segundo turno, as coisas pareciam que iam continuar em baixa. Foram quatro empates seguidos (Atlético-MG, Juventude, Bragantino e Fluminense) e uma derrota (Fortaleza). A equipe quebrou a  série negativa na 25ª rodada ao vencer o Flamengo, em casa.               

Os altos e baixos permaneceram até a 29ª rodada, quando o Corinthians empatou com o Internacional por 2 a 2, em casa, e terminou a rodada da zona de rebaixamento. O time estava em 18º, com 29 pontos, à frente apenas de Cuiabá e Atlético-GO.

A virada

Tudo mudou na 30ª rodada, quando o Timão goleou o Athletico-PR por 5 a 2, em casa. O jogo marcou o início de um recorde de nove triunfos seguidos. Ganhou ainda de Cuiabá (1 a 0), Palmeiras (2 a 0), Vitória (2 a 1), Cruzeiro (2 a 1), Vasco (3 a 1), Criciúma (4 a 2), Bahia (3 a 0) e Grêmio (3 a 0).

Entre a 30ª e 38ª rodada, o Corinthians ultrapassou 11 times na classificação e terminou em sétimo, com 56 pontos. Na 29ª rodada, o time estava 18 pontos atrás do São Paulo, que era o sexto. Ao final do campeonato, o Timão ficou a apenas três pontos do São Paulo, que se manteve em sexto.

Diante do Grêmio, o Corinthians   igualou a maior sequência de triunfos do Brasileirão na era dos pontos corridos. Até então, Internacional e Atlético-MG dividiam o recorde de nove vitórias seguidas. 

Na história do Brasileirão, desde 1971, a maior série  de vitórias consecutivas foi alcançada pelo Guarani, de 1978, com 11. Em 2002, o São Paulo ganhou 10 jogos seguidos e chegou próximo da marca.

Nove jogos sem vencer
Corinthians 0x0 Fortaleza
Corinthians 0x2 Flamengo
Corinthians 0x1 Botafogo
Corinthians 2x2 Atlético-GO
Corinthians 2x2 São Paulo
Corinthians 0x1 Inter
Corinthians 1x1 Athletico-PR
Corinthians 1x1 Cuiabá
Corinthians 0x2 Palmeiras

Nove vitórias seguidas
Corinthians 5x2 Athletico-PR
Corinthians 1x0 Cuiabá
Corinthians 2x0 Palmeiras
Corinthians 2x1 Vitória
Corinthians 2x1 Cruzeiro
Corinthians 3x1 Vasco
Corinthians 4x2 Criciúma
Corinthians 3x0 Bahia
Corinthians 3x0 Grêmio

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!