Botafogo, de Almada, e Palmeiras, de Estêvão, seguem na briga pelo título
Montagem com fotos de Vitor Silva/Botafogo e Cesar Greco/Palmeiras
Botafogo, de Almada, e Palmeiras, de Estêvão, seguem na briga pelo título


Com Botafogo e Palmeiras ainda com chances de conquistar o Campeonato Brasileiro 2024, o IG fez um levantamento de quantas vezes dois ou mais times chegaram à última rodada ainda com possibilidades de levantar a taça na era dos pontos corridos.

Na noite de quarta-feira (4), o Botafogo esteve muito perto de ser campeão. A equipe do técnico Artur Jorge estava vencendo o Internacional por 1 a 0, em Porto Alegre (RS), enquanto o Palmeiras empatava com o Cruzeiro por 1 a 1, em Belo Horizonte (MG).

Mas tudo mudou nos últimos minutos. O Botafogo  confirmou a vitória, mas o Palmeiras  marcou de falta aos 45 minutos do segundo tempo com  Estêvão e se manteve vivo na disputa. Faltando uma rodada, o Alvinegro carioca lidera com 76 pontos, contra 73 do Palmeiras.

Dos cenários possíveis, apenas um dá o título ao Palmeiras. Precisa vencer o Fluminense, em casa, e torcer para o Botafogo perder para o São Paulo, no Rio. Dessa forma, ambos terminariam com 76 pontos, e o Verdão seria campeão por ter mais vitórias.

Desde a primeira edição dos pontos corridos, em 2003, a disputa pelo título ficou aberta até a última rodada em 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2011, 2020 e 2023. No ano passado, no entanto, as chances de o Palmeiras ser ultrapassado eram remotíssimas.

Em 2023, o Verdão chegou à ultima rodada com 69 pontos, contra 66 do Atlético-MG. A única possibilidade matemática para o Galo seria se o Palmeiras perdesse para o Cruzeiro, fora, e o time vencesse o Bahia por uma diferença de 8 gols. Não deu, e o Palmeiras foi campeão com um empate.

2004

No campeonato de 2004, o Santos chegou à última rodada liderando com 86 pontos, contra 85 do Athletico-PR. O Peixe assegurou o título ao vencer o Vasco por 2 a 1. O time paranaense, que chegou a liderar grande parte do torneio, ficou no empate com o Botafogo por 1 a 1.

2005

Na última rodada, o Corinthians tinha 81 pontos, contra 78 do Internacional. As chances dos gaúchos eram pequenas. precisavam vencer o Coritiba, fora, e torcer para o Corinthians perder para o Goiás fora, e ainda tirar a desvantagem no saldo de gols.

Tanto o Corinthians quanto o Internacional perderam na rodada, e o Timão foi campeão. Esse campeonato ainda é lembrado pelo escândalo de arbitragem de Edílson Pereira de Carvalho. Na época, 11 jogos foram anulados e disputados novamente, o que favoreceu o Corinthians.

2008

Em 2008, a situação era parecida com a atual. O Grêmio era segundo, com 69 pontos, três atrás do líder São Paulo. Precisava ganhar e o rival perder. Ambos venceram na última rodada, e o Tricolor paulista foi campeão com 75 pontos.

2009

No campeonato de 2009, três times tinham condições de conquistar o título: Flamengo, Internacional e São Paulo. Os três venceram na última rodada, e o Flamengo foi campeão com 67 pontos, contra 65 de Inter e São Paulo.

2010

Novamente, três times chegaram com possibilidades de erguer o troféu na última rodada (Fluminense, com 68, Corinthians, 67, e Cruzeiro, 66). O Tricolor carioca fez sua parte, venceu o Guarani e terminou com 71 pontos, contra 69 da Raposa e 68 do Timão.

2011

Nesse ano, Corinthians e Vasco brigaram pelo título até o último jogo. O Corinthians chegou à rodada derradeira liderando com 70 pontos, contra 68 do Vasco. Com vantagem no número de vitórias, o time paulista assegurou o título ao empatar com o Palmeiras por 0 a 0. O Vasco ficou no 1 a 1 com o Flamengo.

2020

Disputado na época da pandemia, o campeonato de 2020 foi emocionante até o final. O Flamengo chegou à última rodada liderando com 71 pontos, contra 69 do Inter. O Rubro-negro perdeu do São Paulo, e o Inter teve a chance de ser campeão, mas desperdiçou. Ficou no 0 a 0 com o Corinthians.

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!