Vanderlei Luxemburgo em passagens por Palmeiras, Flamengo e Corinthians
Montagem
Vanderlei Luxemburgo em passagens por Palmeiras, Flamengo e Corinthians


Sem clube desde setembro do ano passado, quando deixou o Corinthians, o técnico Vanderlei Luxemburgo admitiu recentemente que não pretende mais trabalhar como técnico de futebol. Caso ele decida se aposentar, deixará o futebol com quase mil vitórias.

“Eu poderia pensar, mas, na realidade, eu não quero voltar. Não quero ser alvo, depois de tudo que fiz no futebol, para denegrir a minha imagem", afirmou Luxemburgo, que é o treinador recordista de títulos no Brasileirão (cinco).

Luxemburgo estreou como técnico em 1983, no comando do Campo Grande-RJ, mas permaneceu pouco tempo à frente da equipe. No mesmo ano, foi para o Rio Branco-ES, time pelo qual conquisto seu primeiro título: o Campeonato Capixaba de 1983.

A assessoria de imprensa do Rio Branco afirmou ao IG que Luxemburgo treinou o clube de maio a novembro de 1983. No período, sob o comando do treinador, a equipe disputou 31 partidas, com 16 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

Um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, Luxemburgo acumula na carreira quase mil vitórias. Segundo levantamento do IG , ele soma exatos 940 triunfos como técnico, somando suas passagens por clubes e seleção brasileira.

O Palmeiras é o clube que Luxemburgo mais comandou na carreira. Em várias passagens, ele soma 411 partidas à frente do Verdão, sendo o terceiro técnico que mais vezes dirigiu o clube. Foram 244 vitórias, 96 empates e 71 derrotas,

Depois, aparece o Santos, time que Luxemburgo comandou por 305 jogos, com 160 vitórias, 68 empates e 77 derrotas. No Flamengo, foram 241 partidas, com 127 vitórias. O Corinthians surge na quarta posição, com 172 partidas. O Cruzeiro aparece em quinto, com 149 jogos.

Mais da metade de suas vitórias foram conquistadas justamente no comando desses cinco clubes. À frente de Palmeiras, Santos, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro, Luxemburgo alcançou 689 vitórias (73,3% do total), além de 312 empates e 281 derrotas.

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!