Arrascaeta marcou o primeiro do Flamengo contra o Atlético-MG
Marcelo Cortes / CRF
Arrascaeta marcou o primeiro do Flamengo contra o Atlético-MG


Autor do primeiro gol do Flamengo na vitória por  3 a 1 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, no jogo de ida da final da Copa do Brasil, o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta pode igualar o recorde de títulos na competição.

Arrascaeta pode conquistar seu quarto título como jogador no torneio. Ele foi campeão pelo Cruzeiro em 2017 e em 2018 e pelo Flamengo em 2022.

Em 2017, o uruguaio foi decisivo para o título do Cruzeiro. Ele marcou o gol de empate dos cruzeirenses contra o Flamengo por 1 a 1, no jogo de ida, no Maracanã. No jogo de volta, os dois times empataram por 0 a 0. A Raposa acabou campeã nos pênaltis.

Em 2018, o Cruzeiro decidiu o título contra o Corinthians, e novamente Arrascaeta balançou as redes na final. Ele fez um dos gols do Cruzeiro na vitória por 2 a 1, fora de casa, no jogo de volta. No duelo de ida, em casa, a Raposa ganhou por 1 a 0.

Em 2022, foi a única vez que o meia uruguaio não marcou nas finais. No duelo de ida, na Neo Química Arena, Corinthians e Flamengo empataram por 0 a 0. No duelo de volta, no Maracanã, houve empate por 1 a 1. Nos pênaltis, o Rubro-negro venceu por 6 a 5.

Recorde de títulos

No momento, três jogadores detêm o recorde de quatro títulos na Copa do Brasil. O ex-meia Zinho foi campeão por quatro clubes diferentes (Flamengo em 1990, Palmeiras em 1998, Grêmio em 2001 e Cruzeiro em 2003).

O ex-lateral e atual técnico do Internacional, Roger Machado, foi campeão três vezes pelo Grêmio (1994, 1997 e 2001) e uma pelo Fluminense (2007). No título de 2007, Roger fez o gol do título do Tricolor carioca na vitória sobre o Figueirense por 1 a 0, no jogo de volta.

Outro que tem quatro títulos é o goleiro Rafael, mas apenas um como titular. Ele venceu no ano passado pelo São Paulo. Como reserva, foi campeão pelo Cruzeiro em 2017 e 2018 e em 2021 pelo Atlético-MG.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook .

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!