A situação do Atlético-MG ficou complicada após perder para o Flamengo por 3 a 1 , no Maracanã, no Rio, no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. Na história, apenas quatro clubes conquistaram o tradicional troféu após derrota no primeiro jogo.
A única vez que o campeão conseguiu reverter uma derrota por dois gols de diferença foi em 2008. O Sport perdeu para o Corinthians por 3 a 1, no Morumbi, mas bateu o Timão por 2 a 0, no jogo de volta, na Ilha de Retiro, e foi campeão.
Em 2008, no entanto, havia a vantagem do gol marcado fora de casa. Como balançou as redes na derrota por 3 a 1, no Morumbi, o Sport venceu por 2 a 0 em casa e foi campeão. Agora, o gol fora de casa não serve mais de desempate.
Viradas
O primeiro time a ser campeão após reverter uma derrota no jogo de ida foi o Internacional. Em 1992, o Colorado gaúcho foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1, no jogo de ida, no Rio, mas acabou campeão ao superar o rival por 1 a 0, no Beira-Rio.
Em 1998, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 1 a 0, no jogo de ida, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Na volta, em São Paulo, o Verdão derrotou a equipe mineira por 2 a 0 e conquistou o Copa do Brasil pela primeira vez.
O Palmeiras conseguiu nova virada em 2015. No jogo de ida, na Vila Belmiro, o Santos bateu o Verdão por 1 a 0. Na volta, no Allianz Parque, o Palmeiras ganhou por 2 a 1, e o título foi decidido nos pênaltis, com triunfo dos palmeirenses por 4 a 3.
Jogo de volta
Com a derrota por 3 a 1, o Galo precisa vencer a partida de volta, na Arena MRV, por três gols de diferença. Se o Atlético-MG vencer por dois gols, a decisão do título vai para os pênaltis. O Flamengo pode perder por um gol que fica com a taça.
Pênaltis
Além de 2015, outras duas decisões acabaram decididas nos pênaltis. Em 2017, Cruzeiro e Flamengo empataram os dois jogos (0 x 0 e 1 x 1) das finais. Na disputa por pênaltis, a Raposa venceu 5 a 3.
O Rubro-negro carioca também esteve envolvido na outra decisão que foi para os pênaltis. Em 2022, após empate por 0 a 0, na ida, e por 1 a 1, na volta, o Flamengo conquistou seu quarto troféu do torneio ao superar o Corinthians por 6 a 5, nos pênaltis.
Analisando as 35 finais anteriores, vencer o jogo de ida é fundamental. Na história, o campeão venceu o jogo de ida 18 vezes e empatou o primeiro jogo outras 13 vezes. Em apenas quatro edições, o campeão conseguiu reverter a derrota no duelo de ida.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .