André Luís Nery

Após 7 anos, Copa Sul-Americana volta a ter final entre brasileiros e argentinos

Racing eliminou o Corinthians nas semifinais e faz a decisão contra o Cruzeiro, que passou pelo Lanús

Corinthians perde para o Racing e fica fora da final da Sul-Americana
Foto: Divulgação/Racing
Corinthians perde para o Racing e fica fora da final da Sul-Americana


O Racing se classificou para a final da Copa Sul-Americana após vencer o Corinthians por 2 a 1 , nesta quinta-feira (31), em Avellaneda (Argentina).  Na decisão, a equipe argentina vai encarar o Cruzeiro, que  eliminou o argentino Lanús na outra semifinal.

Show Player

Há sete anos, o torneio não tinha uma decisão envolvendo clubes do Brasil e da Argentina. A última vez tinha sido em 2017. Nesse ano, o Independiente foi campeão em cima do Flamengo após uma vitória por 2 a 1, em casa, e empate por 1 a 1, no Maracanã.

Além de 2017, tivemos mais quatro decisões entre brasileiros e argentinos. Em 2008, o Internacional foi campeão em cima do Estudiantes. O Brasil também ergueu a taça em 2012, quando o São Paulo bateu o Tigres na final.

O futebol argentino, por sua vez, ergueu o troféu em 2010 e 2013. Em 2010, o Independiente bateu o Goiás nos pênaltis. Em 2013, o Lanús superou a Ponte Preta. No primeiro jogo, no Pacaembu, houve empate por 1 a 1. Em casa, o Lanús ganhou por 2 a 0.

Quarta final seguida

Com o Cruzeiro, o futebol brasileiro decide a Sul-Americana pela quarta edição seguida. Em 2021, tivemos uma final brasileira entre Athletico-PR e Bragantino. Na decisão com jogo único, em Montevidéu, o Athletico-PR venceu por 1 a 0.

Em 2022, o Independiente del Valle foi campeão ao bater o São Paulo por 2 a 0, na final, em Córdoba (Argentina). Em 2023, nova derrota para equatorianos. Após empate por 1 a 1, o Fortaleza caiu nos pênaltis diante da LDU Quito.

Jejum

O Racing não alcançava uma final de torneio internacional há 32 anos. A última vez tinha sido em 1992, quando chegou à decisão da extinta Supercopa, que reunia times que já foram campeões da Libertadores.

Curiosamente, o adversário do Racing em 1992 foi o Cruzeiro, que novamente encara o time argentino na disputa de um título. Os dois clubes também fizeram a final da Supercopa de 1988, quando o Racing acabou campeão. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook .

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas