Deyverson marcou 2 na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate
Pedro Souza/Galo
Deyverson marcou 2 na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate


O Galo é uma pedra no sapato do tradicional River Plate. Na história da Libertadores da América, os dois clubes se enfrentaram cinco vezes, com amplo domínio do Atlético-MG . São quatro vitórias e apenas uma derrota.

última vitória atleticana foi na terça-feira (22), quando  atropelou o rival por 3 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no duelo de ida das semifinais da Liberadores 2024. Com o resultado, pode perder até por dois gols de diferença, no jogo de volta, que avança à decisão do torneio.

A primeira vez que os dois times se encontraram na Libertadores foi em 1978. Valendo pelo triangular semifinal, o River venceu por 1 a 0, em casa, e o Atlético-MG ganhou pelo mesmo placar, em Belo Horizonte. Mas quem passou para a final foi o Boca Juniors, que era a outra equipe do grupo.

Galo e River voltaram a medir forças nas quartas de final de 2021. O time brasileiro avançou às semifinais após vencer por 1 a 0, fora de casa, e por 3 a 0, em casa.  Nenhum outro clube venceu tantas vezes o River na Libertadores.

Outros quatro times brasileiros (Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e São Paulo) superaram o rival três vezes pela Liberadores. O Rubro-negro carioca e a Raposa, por sinal, foram campeões em cima do time argentino. O Cruzeiro ergueu a taça diante do rival em 1976, e o Flamengo, em 2019.

Vale destacar que o Flamengo nunca perdeu para o River em Libertadores. Em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates. O Cruzeiro jogou sete vezes, com três vitórias, um empate e três derrotas. O Grêmio soma três vitórias e uma derrota em quatro jogos.

Depois do Cruzeiro, o São Paulo foi o clube brasileiro que mais enfrentou o River em Libertadores. Em seis jogos, os são-paulinos somam três vitórias, dois empates e uma derrota. O time argentino costuma ir bem contra o Corinthians, com quatro vitórias em quatro jogos.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp  e da  nossa comunidade no Facebook .

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!