A definição do vencedor entre São Paulo e Botafogo, na quarta-feira (25), no estádio do Morumbis, foi o 130º confronto que acabou decidido nos pênaltis na história da Copa Libertadores da América.

Botafogo eliminou o sâo Paulo nos pênaltis
Vítor Silva/Botafogo
Botafogo eliminou o sâo Paulo nos pênaltis


No tempo normal,  São Paulo e Botafogo empataram por 1 a 1. Nos pênaltis, a equipe carioca levou a melhor e ganhou por 5 a 4.

Nos mata-matas da edição deste ano, apenas um classificado tinha sido decidido nos pênaltis. Nas oitavas de final, o  Fluminense eliminou o Grêmio nas cobranças (4 a 2) e avançou às quartas. Além disso, aconteceram quatro disputas de pênaltis na fase preliminar da competição.

A edição do ano passado teve cinco decisões por pênaltis nos mata-matas. Nas oitavas, foram três: o Internacional eliminou o River Plate (9 a 8), o Bolivar passou pelo Athletico-PR (5 a 4) e o Boca Juniors despachou o Nacional-URU (4 a 2).

Nas quartas de final e semifinal de 2023, o Boca Juniors voltou a avançar nas cobranças de pênaltis. Nas quartas, o time da Bombonera levou a melhor no clássico argentino contra o Racing e venceu por 4 a 1. Nas semifinais, o Boca Juniors despachou o Palmeiras na disputa penal (4 a 2).

Em 2022 e 2021, tinham sido apenas duas disputas de penalidades nos mata-matas. Em 2022, o Corinthians venceu o Boca Juniors (oitavas) e o Palmeiras eliminou o Atlético-MG (quartas) dessa forma. Em 2021, o Olimpia-PAR passou pelo Internacional nos pênaltis (oitavas) e o Atlético-MG eliminou o Boca Juniors na mesma fase.

A edição com maior número de disputas de penalidades foi a de 2004. Nove confrontos foram definidos dessa forma, inclusive a final, quando o Once Caldas (Colômbia) bateu o Boca Juniors por 2 a 0 nos pênaltis após dois empates nos dois jogos (0 x 0 e 1 x 1).

Dos oito confrontos das oitavas de final de 2004, o classificado acabou conhecido nos pênaltis em cinco deles. Nas quartas, teve um. O Boca Juniors eliminou o São Caetano por 4 a 3. E nas semifinais, o Boca triunfou novamente, agora no clássico contra o River Plate (5 a 4).

Além disso, em 2004, teve uma disputa de pênaltis na respecagem da primeira fase para ver quem avançava para os mata-matas. O São Caetano acabou se classificando ao eliminar o argentino Independiente.

Semifinais

Após eliminar o São Paulo, o Botafogo espera agora o vencedor de Peñarol e Flamengo, que definem o último classificado nesta quinta-feira (26), em Montevidéu (Uruguai).  O outro duelo das semifinais está definido: o Atlético-MG, que eliminou o Fluminense, encara o River Plate.

** Jornalista com mestrado e doutorado pelo Prolam/USP. Autor de 3 livros: Placar Máximo: as grandes conquistas do esporte, Violencia no futebol: mortes de torcedores na Argentina e no Brasil e Dicionário das Copas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!