A Libertadores volta nesta semana com os duelos de ida das quartas de final. Entre os oito clubes que chegaram a essa fase do torneio, apenas o Botafogo nunca ganhou o principal torneio interclubes da América do Sul.
Neste ano, o Botafogo tenta superar suas melhores campanhas. Por duas vezes, chegou até a fase semifinal. Em 1963, acabou eliminado pelo Santos, que acabaria campeão do torneio, após empate por 1 a 1, em São Paulo, e derrota por 4 a 0, no Rio.
No jogo de volta entre Botafogo e Santos no Maracanã, quem brilhou foi o craque Pelé. O maior jogador de todos os tempos levou a melhor sobre Garrincha, seu compaheiro de Seleção Brasileira, ao marcar três gols.
A equipe carioca também alcançou a fase semifinal em 1973. Mas, nessa edição, a semifinal era um triangular. O Botafogo enfrentou Colo Colo-CHI e Cerro Porteño-PAR e acabou em último no lugar no grupo. O time chileno se classificou para final.
Nas quartas da Libertadores 2024, o Botafogo faz um duelo brasileiro contra o São Paulo. A partida de ida acontece nesta quarta-feira (18), no estádio Engenhão, no Rio. A partida de volta será no dia 25 deste mês, no Morumbis, na capital paulista.
Enquanto o Botafogo busca um título inédito, o São Paulo tenta se tornar o clube brasileiro recordista de troféus na Libertadores. Campeão em 1992, 1993 e 2005, o Tricolor paulista divide com Santos, Grêmio, Flamengo e Palmeiras o recorde de três títulos do torneio.
O Flamengo, por sinal, também corre atrás de sua quarta conquista na Libertadores. Campeão em 1981, 2019 e 2022, o Rubro-Negro enfrenta o Peñarol-URU (dono de cinco títulos do torneio), na quinta-feira (19), no Maracanã, no duelo de ida das quartas.
Além de Botafogo e São Paulo, as quartas terão outro confronto brasileiro. Na quarta-feira (18), o Fluminense enfrenta o Atlético-MG, no Maracanã, no jogo de ida. Os dois clubes buscam sua segunda conquista do torneio. O Tricolor carioca é o atual campeão, enquanto o Galo levantou a taça em 2013.
Fechando as quartas de final da Libertadores, teremos o jogo entre Colo Colo-CHI e River Plate-ARG. Os dois times fazem o jogo de ida na terça-feira (17), em Santiago (Chile). Campeão em 1991, o Colo Colo busca seu segundo troféu do torneio. Já o River Plate tenta o quinto, repetindo 1986, 1996, 2015 e 2018.