Stella Vicente

Retrospectiva F1: os melhores momentos de 2025

Uma temporada marcada por emoção, reviravoltas, momentos icônicos dentro e fora das pistas e histórias que ajudaram a este ano em um ano inesquecível

Internet vai à loucura com pódio de Hülkenberg. Veja as reações!
Foto: Reprodução/X
Internet vai à loucura com pódio de Hülkenberg. Veja as reações!

Por incrível que pareça, ou não, o ano acaba em poucos dias. E, com esse clima de confraternização e retrospectivas no ar, chegou a hora de reunir os melhores momentos da  temporada de 2025 da Fórmula 1 .

Essa temporada ficou marcada na história como uma das mais eletrizantes e competitivas. Mas não é só de disputa boa na pista que se constrói um ano marcante na maior categoria do automobilismo mundial. Apertem os cintos e afivelem seus capacetes para essa volta rápida no tempo.

5º lugar

O ano já começou bem para os fãs brasileiros, com um compatriota novamente nas pistas da Fórmula 1 após alguns anos. Gabriel Bortoleto trouxe o Brasil de volta à categoria e foi uma grata surpresa em 2025, figurando entre os melhores novatos da temporada, levando em conta, claro, o carro que tinha à sua disposição.


4º lugar

Sim, eu tive que colocar uma comunicação entre piloto e engenheiro durante uma corrida aqui. Porque Charles Leclerc e a Ferrari nos proporcionaram um rádio simplesmente icônico em 2025, que fez todo mundo rir e deixou alguns até preocupados.

Ao afirmar que seu assento estava “cheio d’água”, Leclerc ouviu do engenheiro Bryan Bozzi : “deve ser água”. O monegasco comentou logo depois que iria adicionar essa frase à sua lista de frases de sabedoria.

No fim, não passava de uma piada interna da equipe, como o próprio piloto explicou em entrevistas após o Grande Prêmio.


3º lugar

Como uma temporada que já tinha de tudo até então poderia ficar ainda mais interessante? Com a desclassificação de dois pilotos postulantes ao título a poucas corridas do fim.

O GP de Las Vegas se estendeu por horas após o pódio por conta da decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de punir Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, com a desclassificação e a perda dos pontos conquistados naquele fim de semana. A decisão reduziu drasticamente a vantagem de Max Verstappen no campeonato. Um verdadeiro caos e a cereja do bolo para reacender a disputa na reta final.

2º lugar

Não tinha como não falar de Nico Hülkenberg . Aos 38 anos e em sua 15ª temporada na Fórmula 1, o alemão finalmente conquistou seu primeiro pódio.

Um domingo emocionante e caótico no GP da Grã-Bretanha culminou no piloto da Sauber cavando um lugar entre os três primeiros, deixando fãs da categoria ao redor do mundo com um sentimento de felicidade genuína. Afinal, Hülkenberg carregava esse “peso” de nunca ter chegado lá, mesmo após tantos anos no grid.

1º lugar

O primeiro lugar, por incrível que pareça, não ficou com uma batida espetacular, uma ultrapassagem histórica ou uma notícia bombástica, e olha que opções não faltaram. O topo da lista é dela: a corrida de carros de Fórmula 1 f eitos inteiramente de Lego no Grande Prêmio de Miami .

Naquele dia, os pilotos realizaram sonhos de infância. Tenho certeza disso, porque raramente os vimos tão felizes e animados por simplesmente estarem nas pistas.


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG