
O calor habitual do GP de Singapura e o circuito travado de Marina Bay prometiam uma chance da McLaren, equipe que ainda pode se tornar campeã de Construtores de Fórmula 1 neste final de semana, retomar sua dominância. Mas não foi isso que aconteceu.
A Mercedes surpreendeu e deu sinais de que vai brigar pelo vice-campeonato de Construtores. Max Verstappen, da Red Bull, também mostrou que ainda quer dar emoção ao campeonato de pilotos.
Q1
Na primeira etapa da classificação aconteceu o único incidente da sessão, por incrível que pareça. Pierre Gasly, da Alpine, precisou parar na pista após relatar um problema na direção do carro.
Pierre Gasly stopped on track at the end of Q1 after reporting a steering related issue 😢
— Formula 1 (@F1) October 4, 2025
He qualifies P20 in this session #F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/uDCKjyroDc
Isso atrapalhou a volta rápida de outros pilotos, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que não avançou ao Q2 e terminou em P16.
Além dele, Lance Stroll (Aston Martin), Franco Colapinto (Alpine), Esteban Ocon (Haas) e Gasly .
Q2
Aqui a Mercedes já nos dava sinais de que estava forte mesmo neste final de semana. Russell foi o mais rápido e Andrea Kimi Antonelli marcou o terceiro melhor tempo.
Foram eliminados Nico Hulkenberg (Sauber), Alexander Albon e Carlos Sainz (Williams), Liam Lawson (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull).
A Williams, no entanto, teve ambos os pilotos desclassificados por violar o regulamento técnico da categoria. As asas traseiras dos dois carros da equipe britânica excederam o limite de 85mm e com isso Albon e Sainz largam do fundo do grid.
BREAKING: Alex Albon and Carlos Sainz have been disqualified from qualifying
— Formula 1 (@F1) October 4, 2025
Both Williams cars failed post-qualifying checks on their rear wings #F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/gIJJTRqhSS
Q3
Chegamos na hora do "vamos ver", e Russell confirmou os sinais do Q2, garantindo a pole position.
Absolutely rapid from Russell! 💨
— Formula 1 (@F1) October 4, 2025
The @pirellisport Pole Position lap at Marina Bay goes to the Mercedes driver 👏 #F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/2I7ReisdNs
Verstappen ficou logo atrás dele, apesar de demonstrar que tinha carro o suficiente para lutar pela primeira posição - e foi justamente essa sensação que deu início à troca de farpas entre o piloto da Red Bull e da McLaren .
Em determinado momento da volta rápida do holandês, o britânico estava à sua frente, aparentemente em ritmo mais lento.
Logo após a classificação, o entrevistador perguntou a Max o que havia acontecido. Ele responde: "é isso que acontece quando há um carro apenas dois segundos à sua frente” - e acrescentou, em tom de ameaça, que se lembrará disso.
Quando questionado sobre quem seria o piloto, Max respondeu de forma nada enigmática: "não foi o Oscar (Piastri)", dando a entender que se referia à McLaren de Lando Norris .
Norris respondeu na entrevista pós-classificação: "eles sempre reclamam. Reclamam de tudo. Essa é a Red Bull". Climão!
Fecham o top 10 após Russell e Verstappen : Oscar Piastri (McLaren), Antonelli (Mercedes), Norris (McLaren), Lewis Hamilton (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari), Isack Hadjar (Raging Bulls), Oliver Bearman (Haas) e Fernando Alonso (Aston Martin).