Eduardo Lucizano

Copa: 90% dos que perderam 1º jogo, como Argentina, são eliminados

Das 73 seleções que iniciaram a trajetória com derrota, 65 seleções acabaram eliminadas ainda na primeira fase

Argentina perdeu na estreia para a Arábia Saudita
Foto: Lance!
Argentina perdeu na estreia para a Arábia Saudita

Desde que a  Copa do Mundo passou a ser disputada por 32 seleções, em 1998, apenas uma seleção perdeu na estreia e terminou com a taça, a Espanha , em 2010. Sem contar a eliminação do Catar em 2022, 73 seleções começaram o mundial perdendo, como Alemanha e Argentina em 2022.

A Argentina perdeu de virada para a Arábia Saudita por 2 a 1 , mesmo placar e situação da Alemanha contra o Japão . O time comandado por Messi tem a dura missão de vencer o México neste sábado para seguir com chances. O desafio dos alemães parece ainda pior, vencer a Espanha no domingo. Vale lembrar que os espanhóis ganharam da Costa Rica por 7 a 0 na estreia e pode garantir a classificação já neste domingo em caso de vitória sobre o time alemão.

Das 73 seleções que iniciaram a trajetória com derrota, 65 seleções acabaram eliminadas ainda na primeira fase. Ou seja, apenas oito conseguiram a classificação, o que mostra que o desafio de argentinos e alemães é enorme.

Os números das Copas apontam que mais de 90% das seleções que perderam na estreia terminaram fora ainda na primeira fase. Dessas 65, 39 terminaram em último lugar no grupo.

Os classificados

Apenas oito conseguiram passar de fase. Como já foi dito, a Espanha começou perdendo em 2010 para a Suíça e terminou com o troféu na África do Sul, em 2010. Isso mostra que a 1% consegue o título. Em 2002, a Turquia perdeu a estreia para o Brasil e depois só foi eliminada na semifinal, justamente contra o mesmo Brasil.

Em 2006, a Ucrânia começou com derrota para a Espanha por 2 a 0, mas conseguiu a classificação em segundo lugar no grupo e só foi eliminada pela Itália, que seria campeã, nas quartas de final.

Apesar disso, a grande maioria cai mesmo nas oitavas de final. Cinco das oito seleções que conseguiram a recuperação na Copa acabaram eliminadas nas oitavas de final. Apenas a Colômbia, além da Espanha, que foi campeã, passou em primeiro lugar no grupo depois de uma derrota.