Tamanho do texto

Jogo que define o campeão da principal competição de clubes europeia acontece neste domingo

Panathinaikos conta com o MVP Diamantidis
Getty
Panathinaikos conta com o MVP Diamantidis
A Euroliga chegou ao seu momento decisivo. A grande decisão da principal competição europeia de clubes será neste domingo. A temporada 2010/11 da competição continental terá o Panathinaikos a Grécia encarando o Maccabi Electra Tel Aviv de Israel em jogo que será disputado em Barcelona às 13h00 de Brasília.

Além da briga pelo título da temporada, Maccabi e Panathinaikos entram em quadra com outro objetivo comum. As duas equipes duelam pelo sexto título na Euroliga. O time grego venceu a competição continental em 1996, 2000, 2002, 2007 e 2009. Vencedor em 1977, 1981, 2001, 2004 e 2006, a equipe de Tel Aviv precisa quebrar um jejum de seis anos para levantar troféu pela sexta vez.

Para chegar conquistar um lugar na decisão, o Panathinaikos levou a melhor sobre o Siena da Itália na primeira semifinal do "Final Four", evento que reúne as quatro melhores equipes. Já o Maccabi derrotou o Real Madrid, maior campeão da Euroliga com oito títulos.

Para conquistar o sexto troféu, o Maccabi (equipe que derrubou o Caja Laboral de Marcelinho Huertas) terá que para o melhor jogador do campeonato. O grego Dimitris Diamantidis recebeu neste sábado o troféu de MVP (Jogador mais valioso) da temporada.

Confira os destalhes dos dois finalistas

PANATHINAIKOS (Grécia)
Temporada: 11 vitórias e 5 derrotas (primeiro lugar no Grupo D na temporada regular e segundo lugar no Grupo E do Top 16)
Playoffs: Vitória por 3 a 1 contra o Barcelona (ESP). Na semifinal eliminou o Siena (ITA).
Quinteto inicial: Nick Calathes, Dimitri Diamantidis, Antonis Fotsis, Romain Sato e Ian Vougioukas
Técnico: Simone Piangiani
Destaque na temporada: Dimitri Diamantidis, com médias de 12,4 pontos, 6,1 assistências e 3,8 rebotes por jogo.
Curiosidade: O Panathinaikos se valeu do bom desempenho nos tiros de longa distância para ter sucesso na Euroliga desta temporada. O time grego aproveitou 37,3% das tentativas de de três pontos que fez ao longo da competição. Com 39% de acerto, apenas o Caja Laboral, time do brasileiro Marcelinho Huertas, conseguiu ser melhor.

MACCABI TEL AVIV (Israel)
Temporada: 12 vitórias e 4 derrotas (primeiro lugar no Grupo A na temporada regular e segundo lugar no Grupo F do Top 16)
Playoffs: Vitória por 3 a 1 contra o Caja Laboral (ESP). Na semifinal eliminou o Real Madrid (ESP).
Quinteto inicial: Jeremy Pargo, Chuck Eidon, Lior Eliyahu, Guy Pnini e Sofoklis Schortsanitis
Técnico: David Blatt
Destaque na temporada: Sofoklis Schortsanitis, com médias de 12,4 pontos, 4,3 rebotes por jogo.
Curiosidade: O Maccabi chega à decisão da Euroliga mantendo o melhor ataque da competição. O time israelense teve média de 82 pontos por jogo na temporada. Para conseguir o feito, a equipe contou com o bom trabalho coletivo. Com 16 passes para cestas de média, o time também foi o melhor do torneio em assistências.


Histórico: Tanto o Maccabi Tel Aviv quanto o Panathinaikos buscam o seu sexto título na competição continental. O time israelense tenta quebrar um jejum de seis anos sem o troféu da Euroliga. Já a equipe grega pode ficar vencer o campeonato pela terceira vez em nas últimas cinco temporadas.

Quem ficar com a taça neste domingo igual o CSKA Moscou como a segunda equipe em número de títulos. O líder da lista é o Real Madrid. O time espanhol já foi campeão da Euroleague em oito oportunidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.