Tamanho do texto

O jogador já está em São Paulo e deverá fazer seu primeiro treino com o elenco brasileiro nesta quinta-feira, no clube Hebraica

Se o técnico da seleção brasileira masculina de basquete Rubén Magnano não pode contar com o armador Larry Taylor, ele ganhou um reforço na posição nesta quarta-feira. Rafael Luz, que atua no basquetebol espanhol, se apresentou à seleção e já está com o elenco que treina para o Pré-Olímpico da Argentina, em setembro.

Rafael Luz atua no Unicaja/Málaga, mesma equipe do ala Augusto Lima e do pivô Paulão. Em final de férias após o término da temporada 2010/2011, o jogador já está em São Paulo e deverá fazer seu primeiro treino com o elenco brasileiro nesta quinta-feira, no clube Hebraica.

O armador de 19 anos de idade é integrante da família Luz (das ex-jogadoras Helen, Sílvia e Cíntia). Com nacionalidade espanhola, ele só não foi convocado antes por Magnano por conta de uma regra da Liga ACB, a 'Lei de Cupos', que obriga que os times locais tenham uma cota mínima de espanhóis no elenco - o que quase o fez ser jogador da equipe ibérica.

A briga pela convocação de Rafael é antiga. Em 2009, ele atendeu um chamado da seleção brasileira, e teve que lidar com a insatisfação de sua equipe, que queria o seu desligamento do elenco do Brasil, bem como a naturalização como espanhol e atleta da seleção local. Como a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) segurou o jogador, o clube respondeu e ordenou a liberação de Paulão, que não pode disputar a Copa América de 2009.

Rafael pertence ao Unicaja, mas disputou parte da temporada pelo Granada-ESP. Na temporada 2010/2011 da Liga ACB, ele teve médias de cinco pontos e duas assistências.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.