Tamanho do texto

Lista é encabeçada pelos campeões olímpicos Reggie Miller, Mitch Richmond e Tim Hardaway, e pelo ex-pivô sérvio Vlade Divac

Três campeões olímpicos pela seleção norte-americana estão entre os pré-selecionados ao ingresso no Hall da Fama do basquete em 2012. Reggie Miller, Mitch Richmond e Tim Hardaway encabeçam a lista, divulgada neste final de semana.

Leia também: North Carolina vence jogo disputado em porta-aviões

Miller e Richmond conquistaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Já Hardaway foi campeão quatro anos mais tarde, em Sidney. Dos três, o único que não concorre pela primeira vez é Miller. O ídolo do Indiana Pacers já chegou a ser indicado em 2011, mas acabou não sendo eleito na votação final.

A lista de pré-selecionados conta com um jogador que acabou sendo derrotado por Miller e Richmond na final olímpica de 1996. Trata-se do ex-pivô Vlade Divac, que ganhou a prata com a seleção da Iugoslávia (atual Sérvia) também nos Jogos de Seul, em 1988.

Acesse o blog do Fábio Sormani e leia mais sobre basquete

Outros atletas que tiveram passagem importante pela NBA também foram lembrados. São os casos de Mark Jackson, Maurice Cheeks, Paul Silas e Bernard King.

Não são apenas jogadores que disputam espaço na galeria de imortais do basquete. Don Nelson, que trabalhou por mais de 30 anos na NBA como treinador, e o experiente árbitro Dick Baveta também concorrem. Há ainda dois personagens que participaram fora de quadra do domínio exercido pelo Chicago Bulls na liga durante os anos 1990 entre os cotados: o dirigente Jerry Krause e o assistente técnico Johnny Bach.

Os indicados passarão pela análise de uma comissão de 24 juízes, que avaliarão se o candidato deve ser homenageado ou não. Para conquistar o ingresso ao Hall da Fama do basquete, o pré-selecionado precisa ter 18 votos. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.