Tamanho do texto

Pivô do Portland Trail Blazers que será agente livre ao fim da temporada disputou apenas 82 partidas em quatro anos de carreira

Depois de múltiplas lesões no joelho e disputar apenas 82 partidas em quatro temporadas, poucos acreditam que o pivô Greg Oden ainda terá uma carreira consistente na NBA. Um deles é o seu empresário, Mike Conley, que garante que o jogador de 23 anos voltará a jogar e estará pronto para o início da temporada 2011/12.

A recuperação de Oden tem sido um processo complicado, mas Conley elogia o empenho do cliente. “Ele está focado em se manter em forma, voltar às quadras e descobrir um modo de permanecer saudável”, disse. “Eu dou muito crédito a ele por conseguir manter o otimismo depois de tudo que passou”.

A última cirurgia a que o pivô foi submetido aconteceu em novembro do ano passado e a previsão é que o atleta tenha condições de jogo para o início da próxima temporada. “Eu sei que ele vai jogar e, contanto que se mantenha magro, vai voltar a ser o Greg que nós vimos no passado”, falou o agente, pai do armador Mike Conley Jr. do Memphis Grizzlies.

A questão para o empresário não é se Oden conseguirá entrar em quadra novamente, mas com que camisa o fará. O contrato do jogador com o Portland Trail Blazers termina no início de julho e a franquia precisa oficializar uma oferta qualificatória no valor de US$ 8.8 milhões (mais de R$ 14 milhões) para ter o privilégio de cobrir qualquer proposta feita ao atleta. Há alguns meses, o pivô chegou a afirmar que temia por seu futuro na equipe .

Intermináveis lesões levaram Greg Oden de grande talento a decepção
undefined
Intermináveis lesões levaram Greg Oden de grande talento a decepção

O Blazers ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas existe a forte tendência que a oferta qualificatória seja feita. “Todos os indicativos do ponto de vista médico apontam para uma recuperação bem sucedida”, disse o gerente-geral Rich Cho. “Greg tem somente 23 anos, é alto e forte. Isso é algo a se considerar”.

Mesmo que Portland não tenha interesse em continuar com Oden, Conley vê motivo para desespero: “Acredito que vão existir propostas por ele. Sei que vão há alguns times interessados”.

Antes de ser o primeiro selecionado do draft de 2007, Oden teve uma carreira estrelar no basquete colegial e universitário. Pela escola secundária Lawrence North, o pivô venceu três títulos estaduais de Indiana. Em um ano pela universidade de Ohio State, foi vice-campeão do Torneio da NCAA.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.