Tamanho do texto

Há mais de três décadas na NBA, time texano pode ser camepão da NBA pela primeira vez na história da franquia

Dirk pode ser campeão pela primeira vez
Getty Images
Dirk pode ser campeão pela primeira vez
A vitória por 112 a 103 sobre o Miami Heat na noite da última quinta-feira colocou o Dallas Mavericks diante da possibilidade de colocar o nome da franquia na história dos campeões. O time texano lidera a série final por 3 a 2 e precisa de apenas mais um triunfo para ser a 17ª equipe campeã na NBA e encerrar uma espera de 31 anos

O Dallas passou a integrar o grupo de franquias da NBA em 1980. Desde então, a equipe fez 2.510 partidas nas 31 temporadas que disputou. Foram 1.264 vitórias na história, mas nenhuma delas garantiu o troféu de campeão ao time do Texas.

A maior oportunidade da equipe foi em 2006. No entanto, a derrota para o Miami na decisão manteve o jejum do Dallas. Na ocasião, a equipe da Flórida tornou-se o 16º time a levantar o troféu. Rival na decisão, o Heat é o último a conseguir deixar o grupo de "não campeões".

Caso vença e conquiste o título neste domingo, o Dallas irá igualar a maior espera de uma franquia para tornar-se campeã. Desde 1958 em Detroit, o Pistons levou 31 anos para conquistar seu primeiro troféu em 1989. Considerando o período, Fortwayne, o jejum do Pistons chegou a 41 anos.

Entre os campeões, apenas o Pistons precisou esperar mais do que 30 anos para conseguir o troféu. No entanto, outras quatro equipes levaram mais de duas décadas para comemorar. Campeão pela primeira vez em 1999, os torcedores do San Antonio Spurs aguardaram 25 anos. A espera dos fãs do Chicago Bulls foi de 24. O New York Knicks levou 23 até conseguir sua primeira taça enquanto que o Houston Rockets demorou 22.

Maior campeão da história da NBA com 17 conquistas, o Boston Celtics levou dez anos até levantar seu primeiro troféu. Fundada em 1947, a equipe foi campeã pela primeira vez em 1957. Segundo maior vencedor, o Lakers não precisou esperar tanto. Ainda em Minneapolis, a franquia venceu o campeonato logo em seu ano de estreia.

Caso entre para o grupo dos campeões, o Dallas irá diminuir para 14 o número de times que jamais venceram o campeonato. Orlando Magic, Indiana Pacers, Charlotte Bobcats, New Jersey Nets, Toronto Raptors, Cleveland Cavaliers, Oklahoma City Thunder*, Denver Nuggets, New Orleans Hornets, Memphis Grizzlies, Phoenix Suns, Utah Jazz, Los Angeles Clippers e Minnesota Timberwolves.

Entre os times que jamais conseguiram o título, o jejum mais longo é do Cavaliers. O time do brasileiro Anderson Varejão disputa a NBA desde 1971 e nunca conseguiu ser campeão. Indiana e Denver são outros com jejuns longos. As duas franquias fazem parte da liga desde 1977. No entanto, o Pacers foi fundado em 1968, mas disputava a ABA (liga concorrente).

*Thunder foi campeão em 1979 como Seatle Supersonics

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.