Tamanho do texto

Homenagem ao lendário pivô 11 vezes campeão da NBA com o Celtics será colocada próxima ao prédio da prefeitura

O pivô Bill Russell, um dos maiores jogadores da história do basquete, será homenageado com uma estátua na praça do prédio da prefeitura de Boston. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira em uma entrevista coletiva que reuniu um dos donos da franquia, Stephen Pagliuca, e o prefeito Thomas M. Menino.

Getty Images
Bill Russell, ex-pivô do Boston Celtics
A estátua não será apenas um reconhecimento pelos 11 títulos da NBA que Russell conquistou em seus 13 anos de carreira com o Boston Celtics, mas também por suas ações em prol da comunidade.

“Além de Bill ter sido o melhor jogador de basquete da cidade de Boston, fora de quadra, nós o conhecemos como uma pessoa que trabalha com jovens”, explicou o prefeito. “Quando ele via um jovem com problemas, tentava trabalhar com ele para colocá-lo no caminho certo”.

A ideia da cidade de Boston tem o apoio até de Barack Obama. Em fevereiro, o ex-pivô recebeu uma medalha das mãos do presidente, que disse torcer para que um dia as crianças tivessem a chance de olhar para uma estátua que não apenas celebrasse o jogador, mas o homem Russell.

Pagliuca comentou que, mesmo quem não viu o campeão da NBA atuar dentro e fora de quadra, idolatra sua figura na cidade. “O prefeito trouxe Bill aqui e, quando eles foram ver o local onde ficará o monumento, centenas de crianças o cercaram e começaram a tirar fotos”, disse. “Foi como se houvesse uma estátua viva. Será muito empolgante”.

Ainda não há uma previsão certa para a inauguração da estátua, mas o dono do time indicou que poderá acontecer em julho de 2012. Para Menino, a homenagem á Russell na praça da prefeitura poderá ser a primeira de muitas aos esportistas de Boston.

“Isso pode se tornar a ‘Praça dos Campeões’ no futuro”, cogitou o prefeito. “Mas nós queríamos deixar a certeza de que Bill é o maior dos campeões”.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.