Técnico polemiza e posta foto que lembra Hitler. Entidades condenam atitude

O técnico da Liga Sorocabana de Basquete apagou a postagem após repercussão

Montagem postada pelo treinador
Foto: Reprodução/Instagram
Montagem postada pelo treinador

O técnico da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), que disputa o Campeonato Brasileiro de Basquete , Rinaldo Rodrigues, provocou uma grande polêmica ao postar uma imagem semelhante ao do ditador Adolf Hitler .

Por meio da ferramenta Stories do Instagram, o treinador da equipe do interior paulista apareceu em uma montagem onde está vestido com roupas nazistas e com um bigode semelhante ao do ditador alemão.

Leia mais: Rede Globo estaria incentivando Casagrande a se posicionar politicamente

Procurado, Rinaldo Rodrigues tento se esquivar de qualquer polêmica e disse que o post se tratava de uma “brincadeira” promovida por um amigo. “Isso aí (roupa nazista ) não tem nada a ver. Isso aí é por causa do meu cabelo. O que eu vejo é por causa do meu cabelo. Deus que me perdoe, sou um cara católico, Deus o livre (qualquer associação com o nazismo )”, disse, em entrevista à coluna Olhar Olímpico, da UOL.

Diante da repercussão negativa, o técnico deletou o post e pediu desculpas em seguida, também por meio dos Stories. Em nota, a Confederação Brasileira de Basquete comentou o ocorrido: “Só tivemos contato visual. Trata-se de uma atitude abominável, de lesa humanidade e que vai completamente contra nossos valores. Vamos reunir informações sobre o ocorrido e levar ao nosso jurídico para entender quais são as atitudes cabíveis", apontou.

Também em nota oficial, a Federação Israelita do Estado de São Paulo repudiou a atitude do treinador. “Trata-se de atitude indesculpável e que merece toda forma de condenação possível. Não toleraremos 'brincadeiras' com temas tão sensíveis para todos nós”, disse a entidade, que destacou que seu corpo jurídico está estudando medidas a serem tomadas.

Essa não é a primeira polêmica que o treinador está envolvido. Em 2015, o norte-americano Taaj Ridley alegou que Rinaldo o agrediu com objetos e o ameaçou física e psicologicamente, utilizando para isso inclusive um revólver. De acordo com o jogador, o então treinador jogou uma caixa de som sobre a cabeça dele porque o americano não entendia as explicações do técnico, que estava sendo feita em português.