Tamanho do texto

Gregos erraram lance livre na última bola da partida, deixando o suado triunfo para a seleção brasileira

Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto arrow-options
FIBA / Divulgação
Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto

Com direito a muita emoção e fim de jogo dramático, decidido apenas no último segundo, o Brasil conquistou a sua segunda vitória na Copa do Mundo de basquete , nesta terça-feira, ao bater a Grécia por 79 a 78.

Leia também: Seleção feminina vence EUA e é ouro no basquete do Pan 28 anos depois

O Brasil agora lidera o grupo F do Mundial que está sendo realizado na China por ser o único com 100% de aproveitamento até aqui.

O primeiro quarto já mostrava qual seria a tônica da partida. Em grande dia, o pivô Anderson Varejão era referência no garrafão brasileiro nos dois lados da quadra: marcava pontos e garantia rebotes providenciais para municiar a transição brasileira.

Leandrinho, destaque da partida de estreia contra a Nova Zelândia, não conseguiu repetir a boa atuação e errou muito no ataque. Experiente e forte no perímetro, a Grécia equilibrava com Printezis e Antetokounmpo, municiados pelo perigoso Sloukas.

Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto arrow-options
FIBA / Divulgação
Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto

No segundo quarto, os gregos endureceram. Petrovic experimentou uma maior rotação no time brasileiro e viu a marcação perder força. Mesmo sem Giannis, o time da Grécia acertou os ataques e dominou o perímetro, sempre com Calathes e Printezis. As bolas de três funcionaram e os gregos fecharam dez pontos à frente.

Leia também: Pivô do Los Angeles Lakers recebe mandado de prisão após denúncia de ex

A redenção brasileira viria no terceiro quarto. Muito concentrado, o Brasil voltou com Varejão, Alex e Marquinhos em ótimo momento. Com experiência e paciência, os veteranos acertaram a defesa, penduraram jogadores gregos em faltas (incluindo Giannis) e dispararam no placar parcial. Virada de jogo para o Brasil, que foi para o último quarto vencendo por 56 a 53.

Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete arrow-options
FIBA / Divulgação
Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete

No último quarto, as equipes colocaram tudo que tinham para jogo. Caboclo entrou bem para segurar os ataques laterais da Grécia e Antetokounmpo mostrava suas monstruosas credenciais. Leandrinho voltou à quadra e se reencontrou, com direito a uma das suas clássicas arrancadas.

O Brasil mantinha a liderança, mas, no fim, o jogo ficou dramático. A arbitragem enxergou uma falta anti-desportiva de Rafa Luz, sua quinta no jogo. A Grécia converteu os lances livres e aproveitou a posse para uma jogada de cinco pontos que empatou a partida.

O último minuto de jogo foi de pura tensão. Ambas as equipes planejaram suas jogadas de ataque em pedidos de tempo. Primeiro, o Brasil abriu dois pontos com Anderson Varejão. No turno dos gregos, a tentativa foi de uma ponte aérea para Antetokounmpo após uma falta. A jogada falhou, o camisa 34 acabou cometendo a falta e acabou fora do jogo, com sua quinta infração.

Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto arrow-options
FIBA / Divulgação
Brasil venceu a Grécia no Mundial de basquete por apenas 1 ponto

Faltando quatro segundos, Leandrinho errou um, mas acertou o segundo lance livre. Quando tudo parecia encaminhado para o Brasil, Didi fez falta em tentativa de arremesso no meio da quadra: chance de três pontos para os gregos empatarem a partida.

Leia também: Títulos mundiais inspiram nova camisa da seleção masculina de basquete

Tensão no ar, e os dois primeiros lances livres convertidos. No terceiro, Sloukas errou e Bruno Caboclo tirou a bola do caminho da cesta, garantindo uma emocionante vitória do Brasil em território chinês.