Tamanho do texto

Confira como foi o clássico da final do Campeonato Carioca de basquete

Marcelinho Machado entrou pra história do basquete como o jogador que mais participou de Mundiais
Divulgação/Facebook
Marcelinho Machado entrou pra história do basquete como o jogador que mais participou de Mundiais

Nesta segunda-feira (24), Flamengo e Vasco se enfrentaram na primeira final do Campeonato Carioca de basquete. O clássico foi o primeiro dos três jogos e teve vitória do Rubro-Negro com diferença de dois pontos em disputa acirrada, acabando em 89 a 87. O local da disputa foi anunciado pouco menos de duas horas antes do início do jogo.

Leia mais: Temporada regular da NBA 2016/2017 começa nesta terça-feira

O jogo aconteceu no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, de portões fechados. O Flamengo, vencedor do primeiro jogo, recebeu uma punição por briga entre seus torcedores em outra partida. Assim, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) proibiu o time de disponibilizar ingressos. O basquete carioca vem buscando maneiras para manter a segurança dentro dos estádios durante clássicos.

A rivalidade entre os dois times foi clara dentro de quadra. O primeiro quarto foi bastante equilibrado, acabando com vitória apertada do Vasco por 25 a 23. Já no segundo, o Flamengo demonstrou superioridade, abrindo vantagem de 39 a 33 pontos mas o Vasco não deu a chance e fechou com 45 a 44. Durante o terceiro quarto, o Rubro-Negro conseguiu virar com uma boa diferença de 54 a 49 mas a equipe do Vasco conseguiu empatar 64 a 64, deixando a decisão para o último tempo. O quarto período então terminou em 89 a 97. Marcelinho, o veterano rubro-negro de 41 anos, ganhou destaque por 31 pontos.

Leia mais: Confira os nove jogadores brasileiros da NBA, principal liga de basquete do mundo

PRÓXIMO JOGO

O segundo jogo da final acontece nesta quarta-feira às 19h de Brasília ainda sem local definido. A partida vai contar somente com a presença dos jogadores vascaínos e, se necessário uma terceira e decisiva na sexta-feira, apenas com a torcida rubro-negra.

O Maracanãzinho não está disponível como possível palco das próximas partidas pois continua com o Comitê Olímpico do Rio 2016 até o dia 30 de outubro, assim como as Arenas Cariocas 1, 2 e 3 e a Arena da Juventude.

Leia mais: Michael Jordan, o atleta dos ares. Confira dez enterradas do astro 

O time do Flamengo é o maior campeão do Campeonato Carioca de basquete, sendo campeão do Estadual nos últimos 12 anos. Enquanto isso, o Vasco busca acabar com a hegemonia do time rubro-negro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.