Tamanho do texto

Em toda história do esporte nos Estados Unidos, apenas um atleta havia conseguido ser o melhor da temporada de forma unânime. Foi na NHL, liga de hóquei, no ano de 1982

Stephen Curry, o primeiro MVP unânime da história da NBA
AFP PHOTO
Stephen Curry, o primeiro MVP unânime da história da NBA


Como era o esperado, Stephen Curry foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada 2015/2016 da NBA. A grande novidade é que o armador do Golden State Warriors foi eleito por unanimidade, feito que acontece pela primeira vez em toda história da liga norte-americana de basquete: foram 131 votos de 131 possíveis como primeiro colocado.

Na última temporada, quando também foi eleito o MVP, Curry obteve 100 dos 130 votos, com James Harden recebendo 25 e LeBron James outros cinco. 


Os atletas que mais chegaram perto de serem unânimes foram LeBron James, que só teve um voto como segundo colocado em 2013, e Shaquille O'Neal, que também ficou a apenas um eleitor da votação perfeita, isso em 2000. Nos esportes dos EUA, o único atleta escolhido o melhor da temporada por unanimidade foi na liga de hóquei, a NHL, onde Wayne Gretzky recebeu todos os 63 votos de primeiro colocado em 1982.

E MAIS

Curry volta com 40 pontos e deixa Warriors a um triunfo da final do Oeste

Recém-recuperado de lesão, Stephen Curry retornou às quadras na última segunda-feira e anotou 40 pontos na vitória do Warriors sobre o Portland Trail Blazers  no jogo 4 da semifinal da Conferência Oeste - destes 40 pontos, 17 aconteceram na prorrogação, novo recorde histórico da NBA, seja em temporada regular ou playoffs.

A temporada

Curry, de 28 anos, foi decisivo para o Warriors alcançar a melhor campanha da temporada regular, com 73 vitórias e apenas nove derrotas, além dele e da equipe terem registrados vários outros recordes durante o campeonato.

O astro do Warriors terminou a temporada como seu principal anotador, com média de 30,1 pontos por jogo, além de ter quebrado o seu próprio recorde de cestas de três, com 402 - nunca ninguém havia passado das 300.

Curry também teve médias de 6,7 assistências e 5,4 rebotes por jogo. Ele também liderou a liga com 2,1 roubadas de bola por jogo e registrou aproveitamento de 50,4% dos arremessos de quadra. Além disso, acertou 45,4% dos tiros de três e 90,8% dos lances livres.

Assim, Curry liderou a histórica campanha do Warriors, iniciada com 24 triunfos seguidos e finalizada com a quebra do recorde, que era do Chicago Bulls de Michael Jordan, com 72 vitórias na temporada 1995/1996. Agora tentará conduzir o seu time a mais um título.

    Leia tudo sobre: nba