Tamanho do texto

Após fraco desempenho no primeiro tempo, time de Oklahoma reage na segunda metade, conquista virada e chega à decisão inédita

Kevin Durant brilhou na vitória no Thunder
AP
Kevin Durant brilhou na vitória no Thunder

O Oklahoma City Thunder venceu a Conferência Oeste e está na final da temporada 2011/12 da NBA. A vaga na decisão foi conquistada dentro do seu ginásio nesta quarta-feira, com mais uma vitória sobre o San Antonio Spurs. A equipe da casa chegou a ter 18 pontos de desvantagem no início do duelo, mas se recuperou ao longo da segunda metade e venceu por 107 a 99.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Com o resultado, o time fecha a série melhor de sete jogos em 4 a 2 e chega à decisão pela primeira vez desde que se mudou para Oklahoma City. A franquia já disputou três finais da NBA anteriormente, mas todas nos tempos em que ainda atuava com o nome de Seattle Supersonics. Destas três, a única que terminou em título foi a de 1979.

Leia mais sobre basquete no blog do Fábio Sormani

Mais uma vez, Kevin Durant foi o grande responsável pelo triunfo do Thunder. O ala não só foi o cestinha do confronto com 34 pontos como pegou 14 rebotes e deu cinco assistências. A outra estrela da equipe, o armador Russell Westbrook, também teve boa atuação: registrou 25 pontos, oito assistências e cinco rebotes.

No time de San Antonio, o destaque foi o armador francês Tony Parker, dono de 29 pontos e 12 assistências. O veterano pivô Tim Duncan também registrou “double-double”: 25 pontos e 14 rebotes. Já Tiago Splitter praticamente não foi utilizado pelo treinador Gregg Popovich. O pivô brasileiro ficou em quadra por apenas 39 segundos e não pontuou.

Veja ainda: Celtics quebra mando de quadra do Heat e fica uma vitória da final

No início do jogo, tudo deu errado para o Thunder. O Spurs foi dominante nos dois lados da quadra e rapidamente abriu distância no placar. A vantagem dos visitantes ao final da primeira metade do confronto era de 15 pontos: 63 a 48.

O papo do treinador Scott Brooks com seus comandados no vestiário surtiu efeito. O time de Oklahoma voltou para o segundo tempo muito melhor e fez a diferença do rival no marcador se evaporar. Restando pouco menos de dois minutos para o fim do terceiro quarto, o Thunder passou à frente com uma bola de três pontos certeira de Kevin Durant.

E mais: Brasileiro Huertas faz cesta da vitória do Barcelona no último segundo. Assista 

A partir daí, os dois times se revezaram algumas vezes na liderança. Mas nos minutos finais, o Thunder se estabeleceu na ponta do marcador e não deu mais chances para o Spurs. A quarta vitória consecutiva na série carimbou o passaporte de Durant, Westbrook e companhia para a decisão.

O adversário do Thunder na decisão sairá do confronto entre Miami Heat e Boston Celtics. O placar da série entre os finalistas do Leste é de 3 a 2 para o time de Massachusetts. O próximo confronto será nesta quinta-feira, em Boston.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.