Tamanho do texto

Punição aconteceu porque os carros dos pilotos terminaram a prova com nível de combustível abaixo do exigido

Alceu Feldmann e Marcos Gomes (primeiro e segundo colocados , respectivamente, na prova deste domingo (18) em Santa Cruz do Sul) foram punidos pela direção de prova da Stock Car com a perda dos pontos da etapa gaúcha, a primeira da fase de playoff de 2011. Apesar da punição, os dois não perderam os resultados obtidos na pista.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Uma das explicações para o procedimento feito pelos comissários é o item do regulamento esportivo que afirma que os resultados das provas de 2011 não podem ser alterados após a bandeirada final. Além do item, os dois ainda foram julgados de acordo com o adendo número 4 feito pela CBA no último dia 9 de setembro, que afirma que "na vistoria técnica realizada imediatamente após a prova, caso seja constatada alguma irregularidade técnica em algum veiculo, contrariando o Regulamento, o piloto e a equipe perderão os pontos obtidos na prova".

Ainda de acordo com o adendo, os dois pilotos punidos "não poderão usar as etapas para descarte de resultados e perderão ainda o direito à premiação que lhes couber pela colocação alcançada ao cruzar a linha de chegada, ao final da prova".

Feldmann e Gomes foram punidos por não apresentarem o número mínimo de combustível exigido pelo regulamento técnico para posterior vistoria. Segundo as regras, o piloto que para o carro na pista depois de a corrida finalizada, precisar ter seis litros de etanol. Enquanto que, para o competidor que leva o carro para os boxes, são necessários três litros.

A regra do combustível também foi alterada pela CBA em setembro. O regulamento técnico ganhou um adendo, que diz que após a corrida "sempre que houver análise de combustível, deverá restar no tanque do veículo, combustível suficiente para a referida análise, este combustível poderá ser retirado do tanque através da linha de alimentação do motor ou pela tampa de inspeção do tanque".

O novo item passará a valer apenas a partir do dia 10 de outubro, conforme regulamentação da CBA. Ou seja, a partir da etapa de Brasília.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.