Tamanho do texto

Em casa, piloto da Honda ganha de ponta a ponta e garante título com duas etapas de antecedência

Sem a concorrência do vice-líder Jorge Lorenzo, que caiu no warm-up, Casey Stoner começou o Grande Prêmio da Austrália da MotoGP neste domingo (16) com a mão no bicampeonato da categoria. Mas, depois de dominar a temporada toda, o australiano fez questão de garantir o título dando mais um show e venceu a prova de ponta a ponta. Para coroar a conquista, Stoner foi bicampeão em casa e no dia de seu aniversário de 26 anos.

Veja também todas as notícias da MotoGP

Largando na pole position , Stoner abriu vantagem sobre Marco Simoncelli já nas primeiras voltas da prova. O piloto da Honda conseguiu distância confortável sobre o segundo colocado, que precisou brigar para segurar o pelotão formado por Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso e o norte-americano Nicky Hayden.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O clima deu mais emoção à corrida, com a chuva que passou a atingir parte do circuito de Phillip Island a 13 voltas para o fim. O italiano Valentino Rossi tentou ultrapassar Alvaro Bautista em um dos pontos em que o asfalto estava molhado e sofreu uma queda. Stoner também quase foi ao chão por causa do asfalto molhado, mas conseguiu segurar sua Honda e contiuar na prova. Passado o susto, ele demonstrou porque dominou toda a temporada da MotoGP e conquistou o título com duas rodadas de antecedência, mesmo quando a chuva apertou, a três voltas do fim.

A segunda colocação em Phillip Island ficou nas mãos do italiano Marco Simoncelli. Andrea Dovizioso, o espanhol Dani Pedrosa e o norte-americano Collin Edwards completaram a lista dos cinco primeiros colocados.

Casey Stoner comemora a vitória e o título na Austrália
Getty Images
Casey Stoner comemora a vitória e o título na Austrália

A próxima etapa da temporada da MotoGP é o Grande Prêmio da Malásia, no dia 23 de outubro. Após a prova na Ásia, o Mundial da categoria será encerrado com o GP de Valência.

Domínio ao longo de toda a temporada

Das 16 provas disputadas até agora na temporada da MotoGP, Stoner venceu nove. Além disso, o australiano da Honda conquistou um segundo lugar, terminou cinco vezes em terceiro e não completou apenas uma corrida, na Espanha. Com a vitória na Austrália, Stoner tem agora 325 pontos, 65 a mais que Jorge Lorenzo, vice-líder.

A seguir, confira como foi a temporada de Casey Stoner em imagens:


 * Com Gazeta Esportiva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.