Tamanho do texto

Briga pelo Mundial é a mais equilibrada desde 1992 e ganhou tons de rivalidade após incidente com Marc Márquez

Valentino Rossi se envolve na maior polêmica do mundo da velocidade em 2015
Mirco Lazzari gp/Getty Images
Valentino Rossi se envolve na maior polêmica do mundo da velocidade em 2015


Uma das disputas de títulos mais emocionantes da história da Motovelocidade terá seu desfecho neste domingo, quando o italiano Valentino Rossi e o espanhol Jorge Lorenzo, ambos da Yamaha, brigarão pelo campeonato no Grande Prêmio da Comunidade Valenciana de MotoGP em um ambiente conturbado por brigas ocorridas recentemente.

Rossi chega ao circuito de Cheste, na província espanhola de Valência, com sete pontos de vantagem para o rival e companheiro de equipe. A disputa é a mais equilibrada desde 1992, quando o americano Wayne Rainey chegou à prova final, na África do Sul, apenas dois pontos atrás do australiano Mick Doohan e faturou o título com um terceiro lugar, enquanto o concorrente foi sexto.

Leia também: Corte rejeita recurso e Rossi largará em último na prova final da MotoGP

Além de Rainey, o outro piloto a ter chegado em desvantagem para a última corrida e revertido a situação para ser campeão foi o americano Nicky Hayden, que foi terceiro em Valência nesse ano e superou o próprio italiano, apenas 13º colocado.

Desta vez, dois fatores pesam contra o heptacampeão da categoria-rainha, o menor número de vitórias (6 a 4), que é critério de desempate, e a punição que o obrigará a largar da última posição .

O castigo foi imposto depois que o italiano acertou um chute no espanhol Marc Márquez (Honda) ao dividir uma curva com o vencedor dos dois últimos Mundiais durante o GP da Malásia, ocorrido há duas semanas. Ele chegou a recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas não conseguiu reverter a situação.

Valentino Rossi x Marc Marquez gerou punição ao italiano
Reprodução/Youtube
Valentino Rossi x Marc Marquez gerou punição ao italiano

O clima entre Rossi e Márquez já não era dos melhores antes mesmo dos treinos em Sepang, quando o heptacampeão classificou o piloto da Honda como "obstáculo" na luta pelo título. A declaração gerou uma troca de farpas, que envolveu inclusive Lorenzo, e o ápice da briga foi o chute ocorrido durante a corrida.

A discussão se tornou inclusive uma discussão "diplomática", já que a imprensa dos dois países tomou partido de seus representantes, assim como algumas celebridades. Na Itália, por exemplo, a Inter de Milão lançou uma camisa em homenagem a Rossi.

Leia: "Bastardo": foi o que Rossi disse a Márquez após acidente em Sepang

Compatriota de um e companheiro de equipe de outro, Lorenzo vem tentando se manter alheio à confusão e garantiu que a relação com ambos não mudou. "É a mesma e continua sem problemas", afirmou.

Reveja o acidente polêmico envolvendo Marquez e Rossi na Malásia:

Mais uma vez, os pilotos da Honda deverão ser protagonistas, já que o circuito de Cheste historicamente favorece a equipe. Márquez se sagrou campeão em Valência em 2013 e também levou a melhor na prova do ano passado, enquanto seu companheiro de equipe e compatriota, Dani Pedroza, triunfou seis vezes no local, três pela MotoGP.

Para evitar novas polêmicas, o vice-presidente executivo da Honda Racing Corporation (HRC), Shuhei Nakamoto, quer que Márquez e Pedrosa façam uma dobradinha e não interfiram na luta pelo título. Caso isso aconteça, Lorenzo terá de ser terceiro e torcer para Rossi ficar, no máximo, em sétimo lugar.

Na Moto2, o francês Johann Zarco (Ajo Kalex) tem o título assegurado. Já na Moto3, o britânico Danny Kent (Honda) parte com uma vantagem de nada 24 pontos sobre o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) e, com isso, precisa apenas completar a prova na zona de pontuação ou torcer para que o concorrente não suba ao lugar mais alto do pódio.

O piloto espanhol Jorge Lorenzo tenta bater Rossi na luta pelo título da MotoGP
Cameron Spencer/Getty Images
O piloto espanhol Jorge Lorenzo tenta bater Rossi na luta pelo título da MotoGP


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas