Tamanho do texto

Principal competição off-road do mundo começa neste domingo na América do Sul

O piloto francês Stephane Peterhansel tenta ser campeão do Dakar pela 12ª vez
Victor R. Caivano/AP
O piloto francês Stephane Peterhansel tenta ser campeão do Dakar pela 12ª vez

Começa neste domingo a 35ª edição do Rali Dakar, a mais tradicional competição off-road do mundo. Pela sexta vez seguida a prova será disputada na América do Sul, entre Rosario (ARG) e Valparaíso (CHI). O percurso é o mais longo já disputado no continente, com 9.374 quilômetros para os carros, 9.188 para caminhões e 8.734 para motos e quadriciclos, divididos em 13 etapas. Em relação a 2013, a caravana não passará pelo Peru, que dá vez à cidade de Uyuni, na Bolívia, no mapa do trajeto.

Comente esta notícia com outros torcedores

Após uma largada promocional realizada em Rosário neste sábado, os competidores - são cerca de 720, representando 50 nacionalidades - deixam a cidade argentina no domingo em direção a San Luis. A primeira etapa do Dakar 2014 tem 629 quilômetros, sendo 180 de especial (trecho cronometrado).

Rali Dakar mira largada no Brasil em 2015 para se fixar de vez na América do Sul

O roteiro do Rali Dakar 2014
Divulgação
O roteiro do Rali Dakar 2014

A principal atração é o francês Stephane Peterhansel. Maior vencedor da história do Dakar - cinco títulos entre os carros e seis com motos -, ele tenta conquistar a prova pela 12ª vez, mantendo a parceria com o navegador Jean-Paul Cottret. Os maiores rivais à hegemonia do europeu são as duplas Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz, Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz e Carlos Sainz/Timo Gottschalk. 

Entre as motos, a disputa pelo título deve ficar polarizada entre o francês Cyril Despres, atual bicampeão do Dakar, e o espanhol Marc Coma, que venceu pela última vez em 2011. Juntos, eles somam oito taças na competição. O português Ruben Faria, o espanhol Jordí Viladoms e o chileno Francisco López correm por fora.

Seis brasileiros participam do Rali Dakar deste ano, com duas duplas entre os carros, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambos da equipe Mitsubishi Petrobras, além de Jean Azevedo (quinto colocado em 2003) e Dário Julio entre as motos. Os dois defendem o time oficial da Honda.

O russo Eduard Nikolaev (atual campeão entre os caminhões) e o argentino Marcos Patronelli (quadriciclos), que não terá a concorrência do irmão Alejandro este ano, são outros favoritos do Rali Dakar 2014.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.