Tamanho do texto

Felipe Massa está fora do ranking dos 10 melhores pilotos da temporada

Sebastian Vettel foi eleito o melhor piloto de 2011 pelo chefes de equipe da Fórmula 1. O bicampeão mundial liderou o ranking publicado pela revista britânica Autosport , à frente de Jenson Button e Fernando Alonso (vencedor em 2010).

Leia também:  Schumacher culpa falta de testes por dificuldades em seu retorno

Para chegar a esse resultado, cada chefe de equipe fez uma lista com os dez melhores pilotos do ano, os rankings foram convertidos para o sistema de pontos da Fórmula 1 (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1) e os resultados foram somados para que se encontrasse o piloto que, na opinião dos dirigentes, fez a melhor campanha na temporada.

Vettel é o primeiro campeão desde Lewis Hamilton, em 2008, a conquistar o lugar mais alto no ranking. Para o chefe da Red Buill, Christian Horner, o resultado não poderia ser outro.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

“Teria sido uma surpresa se qualquer outro piloto tivesse sido votado como piloto do ano depois da temporada que Vettel teve em 2011”, declarou Horner. “Ele venceu 11 corridas, terminou cinco vezes em segundo, uma vez em terceiro, uma vez em quarto e teve apenas um abandono. É um desempenho notável. Ele merece totalmente ser reconhecido como o melhor piloto de 2011”, acrescentou.

Paul di Resta, da Force India, foi o estreante melhor classificado, com o sétimo lugar. Heikki Kovalainen, da Team Lotus, foi o único piloto das equipes pequenas a entrar na lista, com a nona colocação. Já Felipe Massa foi o único das grandes escuderias a ficar de fora.

De todas as equipes do grid, apenas o chefe da Toro Rosso não participou da votação.

Confira o ranking completo dos melhores pilotos da temporada 2011:

1. Sebastian Vettel - 241 pontos
2. Jenson Button - 200 pontos
3. Fernando Alonso - 188 pontos
4. Lewis Hamilton - 122 pontos
5. Nico Rosberg - 90 pontos
6. Mark Webber - 70 pontos
7. Paul Di Resta - 44 pontos
8. Adrian Sutil – 38 pontos
9. Heikki Kovalainen – 26 pontos
10. Michael Schumacher – 23 pontos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.