Tamanho do texto

Desde 1981, nenhum outro piloto da equipe que disputou uma temporada completa deixou de terminar entre os três primeiros

Neste domingo (27), Felipe Massa terminou em quinto no Grande Prêmio do Brasil , última etapa de 2011. Com o resultado, o brasileiro fecha a temporada com uma marca nada positiva: não subiu ao pódio sequer uma vez neste ano. A última vez que um piloto da Ferrari viveu a mesma situação foi em 1981.

Leia também: Webber vence e Button conquista o vice-campeonato em Interlagos

Há 30 anos, o francês Didier Pironi, em seu primeiro ano correndo pela Ferrari, passou a temporada inteira em branco, tendo como melhor colocação o quarto lugar no GP de Mônaco. Desde então, Massa é o primeiro piloto da escuderia italiana a ficar sem pódio em uma temporada completa.

Em 2011, o brasileiro sequer conseguiu repetir o melhor resultado de Pironi em 1981. Massa teve o quinto lugar, alcançado em seis ocasiões neste ano, como sua colocação mais alta na temporada.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O brasileiro também perde na comparação com seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Além de ter finalizado o campeonato com 139 pontos a menos que o espanhol, Massa largou atrás de Alonso em 15 das 19 provas do ano e só terminou à frente do bicampeão em três corridas.

O desfecho desta temporada estraga a festa de Massa, que completou neste domingo dez anos na Fórmula 1 e 100 GPs pela Ferrari. O brasileiro tem contrato com a equipe até o final de 2012, mas terá que convencer na próxima temporada para ter chances de renovação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.