Tamanho do texto

Provas estavam ameaçadas, mas a princípio estão confirmadas para a próxima temporada

O Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu nesta quarta-feira (7), após reunião em Nova Délhi, na Índia, manter as provas de Austin (Estados Unidos) e do Bahrein na próxima temporada da Fórmula 1 .

Veja também: Mark Webber descarta aposentar-se no fim de 2012

As duas corridas estavam ameaçadas em função de problemas distintos. Nos EUA, um impasse entre os organizadores e os construtores complicou a continuidade das obras, assim como o acordo financeiro com Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da F1.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O Bahrein, por sua vez, vive uma situação política instável em seu território, com protestos desde o início deste ano, e o cenário ameaça a segurança dos envolvidos no evento. No começo desta temporada, o GP foi cancelado pelos mesmos motivos.

Nesta quarta, o Conselho Mundial se reuniu para decidir sobre o futuro destas etapas. Segundo a Reuters , a única informação passada foi que ambas as provas não serão excluídas.

Com a confirmação do país asiático, Ecclestone mais uma vez se compromete a confiar na Família Real bareinita, que também garantiu que não haveria problemas em realizar a corrida no início deste ano. Já sobre o Circuito das Américas, que fica no Texas, acredita-se que a quantia exigida pelo dirigente foi paga pelos promotores .

O Grande Prêmio do Bahrein está marcado para o dia 22 de abril de 2012. A prova, que será disputada no Circuito das Américas, em Austin -  pista ainda em construção - será no dia 18 de novembro.

Confira o calendário de 2012 da Fórmula 1:

GP da Austrália – 18 de março
GP da Malásia – 25 de março
GP da China – 15 de abril
GP do Bahrein – 22 de abril
GP da Espanha – 13 de maio
GP de Mônaco – 27 de maio
GP do Canadá – 10 de junho
GP da Europa – 24 de junho
GP da Grã-Bretanha – 8 de julho
GP da Alemanha – 22 de julho
GP da Hungria – 29 de julho
GP da Bélgica – 2 de setembro
GP da Itália – 9 de setembro
GP de Cingapura – 23 de setembro
GP do Japão – 7 de outubro
GP da Coreia – 14 de outubro
GP da Índia – 28 de outubro
GP de Abu Dhabi – 4 de novembro
GP dos Estados Unidos – 18 de novembro
GP do Brasil – 25 de novembro